Tudo o que você precisa saber (e fazer) para recuperar seu cabelo
Ainda falta um pouco para o verão terminar, mas se os seus fios já estão pedindo socorro, chegou a hora de seguir as dicas abaixo. Quer saber o melhor? É tudo fácil fácil!
Uma cortadinha não dói
Sol, mar, piscina. Estas são, sim, algumas das maiores delícias do verão. Mas infelizmente elas também acabam detonando o cabelo. Uma cortadinha (de uns dois dedos de largura mais ou menos) te ajuda a contornar o problema – e ainda te livra das pontas duplas.
Hidrate, hidrate e hidrate
Em casa mesmo, uma ou duas vezes por semana, dependendo do nível de ressecamento. Se possível, intercale uma máscara hidratante com uma reconstrutora (estas informações estão no rótulo). A maneira de aplicar o creme também afeta no resultado final. Por isso, use a técnica que os profissionais chamam de enluvamento: separe uma mecha grossa e aperte os fios de leve, deslizando a mão do comprimento em direção às pontas. Repita três vezes e vá para outra. Algumas gotinhas de óleo também turbinam o efeito da máscara.
Trate enquanto você dorme
Aposte nos tratamentos noturnos, que agem durante o sono. Há um monte deles nas perfumarias. Outra opção, para uma hidratação express, é aplicar uma dose um pouco maior de óleo capilar nos fios e ir para a cama. Em ambos os casos, é bom lavar o cabelo de manhã, ok?
Mantenha o loiro em ordem
As loiras sabem o pesadelo que é sair da piscina e ver o cabelo esverdeado! Isso rola por causa do sulfato de cobre, utilizado no tratamento da água. Use um xampu antirresíduo, que remove a substância dos fios. Seu cabelo ficou com um tom amarelado estranho? Vá nos produtos com pigmentos roxos, também chamados de desamareladores. Eles neutralizam a cor e dão brilho.
Alerta para os cachos
Fato: eles precisam de cuidado especial. Por causa do formato do cabelo, a oleosidade natural da raiz não consegue percorrer todo o fio. O resultado: maior ressecamento. Hidrate seus cachos a cada três dias e invista em produtos com vitamina E, óleo de gardênia e semente de babaçu na fórmula. Estes ativos são power! Continue usando seu leave-in diariamente.
Pense duas vezes antes de usar chapinha, secador e babyliss
Duas não, dez. Aproveite o clima quente e deixe os fios secarem naturalmente. Que tal dar aquela carinha de praia amassando os fios com um beach spray?
Minha química está um desastre. E agora?
Antes de tingir novamente ou de refazer o alisamento, o melhor é recuperar os danos primeiro. Reponha os nutrientes com máscaras específicas para o seu tipo de química. Se não tiver jeito meeesmo, retoque a tintura com um tonalizante (que reaviva a cor e dá brilho) e, no caso do alisamento, tente usar a mesma técnica de antes – assim você evita qualquer incompatibilidade entre substâncias de métodos diferentes.
Invista num tratamento profissional
Se a situação estiver tensa e se você tiver uma grana sobrando, claro, vale dar um pulo no salão. A cauterização é uma ótima pedida para cabelos muito danificados, pois reconstrói os fios com uma reposição de queratina. A finalização é feita usando uma chapinha, que sela a camada superficial do fio. Outra opção é a blindagem, que dá ao cabelo uma dose de queratina (sempre ela!), proteína do trigo e extratos vegetais. Além disso, a fórmula tem um silicone que mantém os fios alinhados.
E como prevenir é sempre o melhor negócio…
Não dispense o leave-in, afinal, ele ajuda a selar temporariamente as escamas dos fios, o que garante brilho e menos frizz. Use diariamente. Se ele ainda tiver proteção solar, melhor!
Quem deu as informações: Ulisses Sj, cabeleireiro do salão Blend Your Mind, e Wesley Nóbrega, cabeleireiro do Studio W Higienópolis.