Trend ‘morning shed’ evidencia o perigo do exagero no skincare

Entenda o que é esse ritual noturno que viralizou no TikTok e por que o excesso de produtos pode fazer mal à pele

Por Sofia Duarte 16 fev 2025, 15h00
A

companhar o nicho de conteúdos relacionados a skincare nas redes sociais significa ser impactado por um turbilhão de informações, de produtos ditos como ‘milagrosos’ e de milhares de passos para ‘atingir a pele perfeita’. Nesse contexto, surgiu uma trend no TikTok chamada ‘morning shed‘, que consiste no uso de vários itens de beleza ao mesmo tempo antes de dormir para que você acorde com uma pele radiante. Mas será que isso realmente faz bem? É o que vamos investigar aqui.

O que é ‘morning shed’?

Os vídeos publicados com essa hashtag mostram pessoas se enchendo de produtos de beleza antes de dormir. Máscara facial e labial, óleos, patches para espinhas e linhas de expressão, adesivos para cravos e faixas modeladoras de diferentes tipos. Além do rosto, o cabelo também entra nesse ritual noturno com touca de cetim, bobs ou modelador de cachos. A ideia é que, após dormir com tudo isso, sua pele acorde impecável pela manhã ao retirar as camadas de produtos – ‘shed’ pode ser traduzido como ‘descarte’.

@maytexmyers

another day another shed! Just uploaded a full indepth video explaining what everything is for🤍 if you don’t like it you don’t have to do it and remember! This is not just for beauty! This has greatly improves my nighttime rest🤍 #dailyshed #deshedding #morningshed #morningroutine #morningskincare #overnightcurls #fy #fyp #parati

♬ once upon a dream – 🎧

Continua após a publicidade

O perigo do exagero

No entanto, esse excesso de cuidados pode gerar o efeito contrário e fazer mal à saúde da pele. Segundo a dermatologista Maria Augusta Pires Maciel, do Hospital do Servidor Público Estadual (HSPE), o exagero durante a noite pode levar à irritação e sensibilização da pele e obstrução dos poros. Sem contar o desperdício e gastos desnecessários; por incrível que pareça, uma rotina simplificada pode ser mais eficiente do que uma cheia de passos e produtos. O desconforto é mais um ponto de atenção, uma vez que tantos produtos no rosto e no cabelo podem gerar incômodo e, portanto, prejudicar a qualidade do sono.

O uso excessivo de ácidos e ativos pode causar vermelhidão, descamação, coceira e até alergias, além de piorar a oleosidade e a obstrução dos poros, o que pode resultar em cravos e espinhas”, afirma a médica. Ela também conta que é preciso ficar atento à mistura inadequada dos ingredientes, pois nem todos os produtos são compatíveis entre si. “Alguns ativos dos produtos utilizados podem se anular ou até causar reações adversas quando combinados, como o uso de retinol com ácidos esfoliantes, o que pode resultar em irritação severa.”

Qual parte é proveitosa?

A trend ‘morning shed’ deve ser feita com equilíbrio e acompanhamento profissional para se adequar a cada caso específico. Afinal, o período noturno realmente é um ótimo momento para absorver ativos benéficos para a pele. “A pele se regenera enquanto dormimos, mas o ideal é manter uma rotina noturna equilibrada com produtos adequados ao tipo de pele e em quantidades moderadas. Se bem aplicado, o uso combinado de itens específicos pode ser uma forma interessante de intensificar o skincare noturno”, declara a Dra. Maria Augusta.

Continua após a publicidade

@jilliangottlieb

Go to bed old, wake up hot!!! ✨ . #morningshed #morningshedroutine #influencer #skincare #skincareroutine #viralvideos #viral #beauty #beautyroutine #nighttimeroutine #nighttimeskincare #morningskincare #comedy #comedian #humor #funny

♬ APT. – ROSÉ & Bruno Mars

Por que trends como essa chamam tanta atenção?

Os conteúdos virais sobre esse assunto refletem diversas discussões a respeito do mercado da beleza dos últimos tempos. As empresas, por exemplo, surfam nessa onda para promover suas fórmulas e gerar o consumo. “O desejo de uma ‘pele perfeita’ faz as pessoas comprarem mais produtos sem avaliar a real necessidade deles“, analisa a médica.

Somado a isso, as imagens que mostram um ‘antes e depois’ impressionante – neste caso, um antes com o rosto inteiro coberto e um depois com a pele aparentemente bonita e iluminada – engajam e atingem muitas visualizações. Assim, acabam incentivando outras pessoas a não só testar a trend, mas também gravar e compartilhar o resultado na internet.

A pressão de estar atualizado e por dentro das novidades também pode ser um fator estimulante para que a galera adote práticas sem pesquisar ou consultar especialistas antes. Diante disso, as dicas da dermatologista para evitar cair em trends perigosas são: sempre pesquisar em fontes confiáveis, consultar um médico de sua confiança, seguir uma rotina simples e eficaz e lembrar que no skincare menos é mais.

Publicidade