Seu batom já ficou “suado”? Entenda por que isso acontece

Esse fenômeno é mais comum do que você imagina!

Por Da Redação - 23 mar 2019, 10h02

Certamente você já deve ter encontrado, pelo menos uma vez, algum dos seus batons com gotículas de água na superfície, como se estivesse “suado”. Então, existe um motivo para isso acontecer – e é mais normal do que você pensa. Em entrevista ao Popsugar, Stephen Alain Ko, especialista na formulação de cosméticos, contou o que está por trás do fenômeno.

batom-suado
Reprodução/Reprodução

Geralmente isso acontece quando a temperatura do ambiente muda e ocorre um processo chamado transpiração. Como alguns batons possuem óleos e outras substâncias emolientes na fórmula, essa alteração na temperatura modifica a mistura do batom, fazendo com que esses ingredientes se separem e cheguem à superfície na forma de gotículas.

Ocorre com mais frequência em batons cremosos e hidratantes, pois eles contêm mais óleo. E, embora não estrague, pode rolar uma alteração na qualidade do produto.

emma-stone-batom
GIF/Reprodução

Quer evitar que isso aconteça? A dica é sempre armazenar suas maquiagens em um local fresco. Agora, se o batom já está “suado”, a especialista diz que você pode limpar o óleo com um lenço de papel e, para prevenir, higienizar o produto com álcool.

Continua após a publicidade

Conta pra gente: isso já aconteceu com algum batom seu? 

Publicidade