Quando é o meu período fértil?

É aquele em que a fecundação tem mais chances de ocorrer; mas em quais dias do calendário menstrual ele cai?

Por Da Redação Atualizado em 8 jul 2021, 18h56 - Publicado em 9 jul 2021, 10h10
de um lado, o hidratante, o perfume e a máscara facial hello stars, dispostos lado a lado. De outro, as frases: Cada estrela é única, como você. Conheça a nova linha Hello Stars. Todos os elementos estão em um fundo azul escuro com estrelas que brilham
CAPRICHO/Divulgação

Durante a ovulação, as chances de uma gestação ocorrer são maiores. Mas os espermatozoides podem durar alguns dias dentro do trato genital feminino. Portanto, essa fase do ciclo menstrual em que estamos mais propensas a engravidar é chamada de período fértil.

O pico de fertilidade no ciclo (caso você não faça uso de um método contraceptivo, como a pílula anticoncepcional) está bem no meio da fase lútea e folicular, sendo que a fase lútea corresponde ao período entre a ovulação e o primeiro dia da menstruação.

tabela mostrando as fases do ciclo menstrual
Juliana Dias/CAPRICHO

Os cinco dias antes da ovulação apresentam uma alta no nível do hormônio estrogênio, o que aumenta o risco de uma gravidez, deseja ou não, quando o sexo é feito sem proteção. Só que como o óvulo tem uma vida útil de cerca de 12h, os dois dias depois da ovulação, em média, também apresentam certo risco. Um mais baixo, é verdade, mas pode acontecer. Afinal, estamos falando do corpo humano, né? Há certas regrinhas, mas elas não são iguais para todos nem têm garantia de 100%. É por isso que aplicativos de calendário menstrual, apesar de serem baitas parceiros, apresentam estimativas e não são completamente seguros – da mesma forma que a tabelinha não é.

Faça você uso de algum método contraceptivo além da camisinha, preservativo tem que usar sempre! Até porque ele te protege contra Infecções Sexualmente Transmissíveis, não apenas contra uma gravidez indesejada.

  • Continua após a publicidade
    Publicidade