Propaganda de cosmético na Tailândia diz que só pessoas de pele clara terão sucesso na vida

O anúncio gerou uma série de críticas no país e, depois, no mundo todo

Os países asiáticos são famosos por seus produtos clareadores de pele – segundo estudiosos da cultura local, esta é uma tentativa de se tornarem mais próximos do estereótipo do branco europeu (peles mais escuras estão associadas a pessoas de classes sociais mais baixas). Se esta postura já é um tanto quanto questionável, a propaganda de um cosmético da Tailândia colocou a ideia em um nível ainda mais absurdo.

Para divulgar as pílulas clareadoras Snowz, a marca Seoul Secret produziu um anúncio em que uma atriz com semblante desanimado diz que a pele branca é a chave para o sucesso. Oi? À medida em que a câmera se afasta dela, sua pele vai escurecendo – e uma nova modelo, com o visual considerado “perfeito”, surge na tela. “Eternamente branca eu sou confiante”. Eis a ideia que a empresa pretendia passar.

A propaganda gerou tanta indignação que a marca a retirou do ar e se desculpou, afirmando que não pretendia fazer nenhum tipo de discriminação. Mas a discussão já estava lançada.

Muito triste ver que conceitos como beleza ou sucesso ainda hoje estão associados à cor da pele, né?

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s