Por que existem pontas duplas no cabelo e como você pode evitá-las

Entenda os principais motivos da temida divisão no fio e quais hábitos são essenciais para se livrar dela

Por Sofia Duarte 17 jan 2025, 20h00
A

s pontas duplas costumam ser uma questão para quem se preocupa com a saúde do cabelo, já que representam um dano na fibra capilar e trazem uma aparência áspera aos fios. Antes de chegar ao extremo e fazer um corte para eliminá-las, existem alguns cuidados que podem evitar que elas apareçam. A CAPRICHO conversou com especialistas para tirar as principais dúvidas sobre esse assunto; confira!

Qual é a causa das pontas duplas?

As pontas duplas aparecem quando a fibra capilar se desgasta, fazendo com que o fio se divida. “Isso pode acontecer por vários motivos, como o uso excessivo de secador e chapinha sem proteção térmica, procedimentos químicos como tinturas e alisamentos, exposição ao sol, vento, água do mar e até mesmo uma alimentação desequilibrada”, explica o cabeleireiro Robson Souza, embaixador da marca TRUSS e responsável pelo cabelo da influenciadora Franciny Ehlke.

Em que tipo de cabelo são mais comuns?

As pontas duplas são democráticas e podem surgir em diferentes tipos de fios, mas, sim, atingem alguns casos específicos com mais frequência. “Esse dano é mais comum em cabelos ressecados e descoloridos. Cabelos cacheados tendem a ter mais pontas duplas, pois a oleosidade natural do cabelo fica mais prejudicada”, conta a Dra. Alexandra Lopes, especialista em medicina capilar da clínica Les Peaux.

Continua após a publicidade

É normal ter pontas duplas?

Sim, supernormal, ainda mais se você utiliza ferramentas de calor ou realiza procedimentos químicos. “Porém, quando elas se tornam abundantes, é um sinal de que o cabelo está danificado e precisa de cuidados especiais. Nesses casos, é importante rever sua rotina capilar e adotar medidas para restaurar a saúde dos fios”, aconselha Robson Souza.

Como evitá-las?

Os especialistas indicam alguns hábitos que podem te ajudar a diminuir e evitar a aparição das temidas pontas duplas. O primeiro passo é hidratar e nutrir o cabelo regularmente e, para isso, vale procurar um profissional que indique o cronograma capilar ideal para o seu caso. Também é preciso aplicar protetor térmico antes de usar qualquer ferramenta de calor, evitar processos químicos agressivos e em excesso, reduzir o atrito ao optar por escovas de cerdas macias e escolher fronha de cetim para o travesseiro, proteger os fios do sol com produtos que tenham proteção UV e ter uma alimentação equilibrada, rica em vitaminas e proteínas para contribuir com a saúde capilar.

O corte é o única forma de acabar com as pontas duplas?

A maneira mais eficaz de eliminar as pontas duplas é cortando o cabelo com certa frequência. Porém, se isso não estiver nos seus planos no momento, a Dra. Alexandra Lopes recomenda o uso de produtos à base de óleos, tanto vegetais quanto silicones, que auxiliam a selar as pontas, mas não garantem um resultado definitivo.

O hairstylist da TRUSS ainda destaca cremes de tratamento intensivo e máscaras de hidratação para manter os fios saudáveis e menos propensos a danos.

Publicidade