Mattel anuncia que a Barbie terá três novos tipos de corpo
A empresa quer que mais garotas se identifiquem com a boneca
Nos últimos anos, a venda de Barbies caiu cerca de 20% – e não dá para não pensar que, em partes, esta queda se deve à falta de identificação entre as garotas e as bonecas, né? Não é de hoje que a Mattel, empresa fabricante do brinquedo, recebe críticas por incentivar a busca por um padrão de beleza inatingível.
Foi de olho em tudo isso que, há dois anos, a Mattel criou o Projeto Dawn (algo como “Projeto Amanhecer”). A ideia era pensar a Barbie “do zero”, sem regras. O resultado? Além de um comercial girl power e da linha Barbie Fashionistas 2015 (que trouxe novos tons de pele e texturas de cabelo), a empresa anunciou que a boneca a partir de agora terá três outros tipos de corpo: petite (baixinha), curvilínea e alta.
O objetivo é gerar maior identificação e se aproximar de outras garotas. Um dos vídeos divulgado pela própria Mattel fala justamente das referências atuais. Vivemos em um mundo em que as mulheres têm as curvas de Kim Kardashian e de Beyoncé, em que há lideranças feministas como Lena Dunham, em que o empoderamento feminino e a beleza real têm muita força… Ou seja, depois de 57 anos com algumas poucas mudanças, era necessário haver uma transformação significativa para que a Barbie passasse a refletir a realidade.
As novas bonecas contarão com vários tons de pele e tipos de cabelo. Elas chegam às lojas brasileiras em março e terão preço médio de R$ 89,99.
O que você achou da iniciativa da Mattel?