Ondulações, manchas… descubra os recados que sua unha manda para você

A CH te conta qual é o possível problema e te ajuda a resolvê-lo!

Quando algo está errado no nosso corpo, ele manda alguns sinais – inclusive por meio das unhas. Não, você não precisa ficar neurótica com cada coisinha aparentemente diferente que encontrar nas mãos, mas a CH vai te ajudar a detectar alguns problemas que podem rolar. 
 
 
1. Elas quebram com facilidade
Você pode estar com carência de vitaminas e nutrientes como cálcio e zinco, o que as deixa mais fracas. Além disso, é bom reparar: você tem o costume de ficar batucando as unhas na mesa ou teclando com força no computador? Isso pode fragilizá-las mais ainda.

– COMO LIDAR?
Vale visitar um médico para descobrir exatamente qual é a vitamina, ou nutriente, que está em falta e, assim, equilibrar a alimentação.
 
2. Elas têm manchas brancas
É sinal de que aconteceu um trauma na região onde a unha começa a crescer. Pode ser desde uma batida (de novo!) até aquela cutucada mais forte e dolorida que acontece na hora de tirar as cutículas. Ai!
 

– COMO LIDAR?
A manchinha vai subir conforme a unha for crescendo, até sumir totalmente. Para esconder, você pode usar esmaltes escuros.

 
5. Elas descamam nas pontas
Suas unhas estão ressecadas! Isso pode acontecer devido ao uso frequente de acetona pra remover o esmalte ou pelo contato demorado com água quente. O hábito de roer as unhas também faz com que cresçam de forma desigual, o que torna ainda mais fácil de lascar.

– COMO LIDAR?
Na hora de remover o esmalte, dê preferência a produtos sem acetona na fórmula e hidrate logo em seguida. Evite banho com água muito quente para não provocar o ressecamento também. E pare de roer a unha, não tem jeito!
 
4. Elas estão com ondulações
Há algumas possibilidades. Está rolando alguma inflamação ou infecção na área das cutículas por causa da própria retirada delas, que são protetoras naturais e barram a entrada de bactérias e fungos. Ou a sua alimentação anda meio pobre em proteínas, o que influencia diretamente na falta de queratina – aí a unha não tem “material” pra refazer a superficie lisinha.
 
– COMO LIDAR?
Há esmaltes que preenchem as falhas e ajudam a nivelar a superfície da unha. Além disso, é bom dar um tempo na retirada de cutículas e investir em alimentos ricos em proteínas, como iogurtes, leite e carnes.
 
Na dúvida (ou se o problema continuar), vale sempre procurar um médico, ok? E já que o assunto é unha, assista ao Plantão da Beleza especial sobre esmaltes!
 
Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s