O que um tricologista pode revelar sobre a saúde do seu cabelo
Da queda capilar aos cuidados com o couro cabeludo, aqui estão os principais aprendizados de uma primeira consulta com um tricologista
ocê já foi a um tricologista alguma vez na vida? Embora tenha visitado dermatologistas várias vezes, eu, Sofia Duarte, repórter de moda e beleza da CAPRICHO, nunca tinha ido a uma consulta com esse especialista em cabelo, mas, motivada por uma queixa de queda capilar, tomei essa iniciativa e decidi compartilhar quais foram os aprendizados dessa visita. Assim, quem sabe, se você tem dúvidas sobre a saúde dos seus fios e do seu couro cabeludo, te motivo a procurar um também, né?
O que pode te levar a uma consulta com um tricologista
A queda capilar é uma das queixas que leva a maioria das pessoas a buscar um tratamento especializado. É o que explica a Dra. Cristal Bastos, farmacêutica e tricologista na Cristal Clínica Capilar. “A queda é multifatorial, por isso, é importante fazer uma investigação. Ela pode ser uma queda autolimitada e que vai parar sozinha, mas também pode precisar ser tratada para melhorar e, às vezes, também mostra alguma outra questão de tireoide, hormonal ou infecção”, diz a especialista à CAPRICHO.
Além da queda, outros fatores como couro cabeludo aparente, que pode significar um tipo de alopecia, afinamento dos fios, coceira, descamação e oleosidade costumam motivar uma consulta ao tricologista. Há, ainda, as queixas de acordo com o tipo de curvatura. Um paciente de cabelo liso, por exemplo, frequentemente reclama de oleosidade no couro cabeludo e até de quebra do fio, por conta do excesso de chapinha ou babyliss. Já um cabelo crespo ou cacheado pode sofrer com ressecamento, descamação e com caspa cosmética, causada pelo acúmulo de resíduos.
A importância do cuidado com o couro cabeludo
A tendência da ‘skinificação‘, conforme explicamos nesta matéria, tem trazido uma atenção maior ao cuidado do couro cabeludo e chegou até o mercado de beleza, que está lançando produtos capilares com ingredientes de tratamento já conhecidos do skincare. Para aplicar esse hábito na sua rotina, é interessante entender suas necessidades específicas com o acompanhamento de um especialista.
“O couro cabeludo também é pele e precisa ter equilíbrio com relação às glândulas sebáceas. Todo o cuidado com o microbioma dele influencia no cabelo que vai nascer, porque o couro é a parte viva do cabelo, onde ficam os folículos. Então, para que a extensão do fio seja bonita e saudável, é necessário ter um couro cabeludo saudável”, afirma a Dra. Cristal.
O cuidado básico, de acordo com ela, é lavagem com a frequência adequada para cada caso. “Uma limpeza mais profunda no couro cabeludo é importante pelo menos uma vez ao mês para remover resíduos de células mortas, dos próprios produtos que a gente usa no dia a dia que vão se acumulando, de oleosidade. Esse passo já traz um resultado na na qualidade do do fio do couro cabeludo e também com relação a desconfortos, como coceira e descamação.”
Se quiser elaborar um pouco mais a rotina de cuidados, a profissional indica o uso de um tônico capilar, que pode auxiliar em diversas disfunções. Por fim, ela recomenda fazer um blend de óleos vegetais com óleos essenciais.
“Dá para personalizar os óleos essenciais de acordo com a necessidade do do couro cabeludo, como óleos que são anti-inflamatórios, que fazem estímulo de crescimento, que são mais calmantes. Para cuidar do couro cabeludo e também dos fios, porque o óleo vegetal faz uma nutrição.”
Análises e tratamentos
A primeira análise feita na consulta é com um tricoscópio, que funciona como se fosse uma lupa. Com esse equipamento, dá para visualizar os detalhes e parâmetros do couro cabeludo, como cor, inflamação, descamação e espessura dos fios e, na fibra, é possível enxergar o padrão de dano de pontas duplas, quebra e ressecamento. Essas primeiras constatações resultam em um panorama para conduzir um tratamento.
O tricologista também pode pedir exame de sangue, a fim de analisar as vitaminas do organismo, que também influenciam na saúde capilar, e, a partir disso, recomendar uma terapia capilar, composta por um conjunto de técnicas que visam cessar a queixa, e até chegar a uma suplementação oral personalizada.
Agora que você já entendeu o que pode aprender e para quê serve uma consulta com um tricologista, o que acha de dar mais atenção para o seu couro cabeludo?
+Quer receber as principais notícias da CAPRICHO direto no celular? Faça parte do nosso canal no Whatsapp, clique aqui.
Crepúsculo ganha coleção de Crocs com modelos inspirados em Edward e Jacob
Como conseguir ingresso para a première de Wicked no Brasil?
2026 terá até 9 feriadões: veja a lista completa e já planeje o descanso
Por que a coleção da H&M com Glenn Martens está dando o que falar?