O que é ‘falsa caspa’ em cabelos cacheados e como evitá-la?
Entenda por que 'flocos brancos' podem aparecer em fios crespos e cacheados devido ao acúmulo de resíduos

ocê já notou alguns flocos brancos no seu cabelo e achou que era caspa? Na verdade, isso pode ser a ‘falsa caspa’, que não se trata de uma descamação do couro cabeludo, mas de um acúmulo de resíduos causado pelo excesso de produtos capilares.
Diferente da dermatite seborreica, essa condição não é inflamatória e não vem acompanhada de coceira ou vermelhidão. Ela surge principalmente em fios crespos e cacheados devido ao uso inadequado de cremes e géis finalizadores. Abaixo, te explicamos por que isso acontece e como evitar esse aspecto no cabelo.
O que é falsa caspa e por que ela acontece?
O nome ‘falsa caspa’ refere-se ao acúmulo de resíduos que deixa ‘pontinhos brancos’ nos fios, que podem ser causados por finalizadores, cremes, óleos ou até células mortas que não foram totalmente removidas na higienização.
Em cabelos crespos e cacheados, ela acontece com mais frequência devido à curvatura do fio. “Como o formato espiralado dificulta que a oleosidade natural percorra todo o comprimento, o couro cabeludo tende a ficar mais seco e, consequentemente, descamar em forma de flocos esbranquiçados. É aí que surge a confusão: muitas pessoas pensam estar com caspa, mas, na verdade, é só uma combinação de descamação natural com resíduos de produtos acumulados”, explica Alessandra Reis, tricologista, terapeuta capilar e especialista em cabelos crespos e cacheados do Flora Cachola, estúdio de tricologia localizado em Santo André – SP.
Ou seja, a ‘falsa caspa’ surge pela combinação do acúmulo de resíduos somado ao uso inadequado de cremes ou finalizadores muito pesados. E, como cacheadas e crespas costumam optar por cremes mais densos, que proporcionam uma nutrição mais intensa, elas costumam ser as principais afetadas por esse fenômeno.
“Se não houver uma higienização correta, ou se a aplicação for exagerada, esses produtos se acumulam no couro cabeludo, obstruem os folículos e favorecem o acúmulo de células mortas. Na prática, o que vemos é uma ‘camada fantasma’ de resíduos que se solta junto com a descamação natural, formando os flocos esbranquiçados que imitam a caspa, mas sem a origem inflamatória característica dela”, completa Alessandra.
@ariel_ffernandes Você já teve falsa caspa? . . . #cachos #cabelocacheado #falsacaspa #caspa #finalizacaodecachos #crespos #cabeloporoso #cabelohidrofobico #cabeloressecado #dicascapilares #produtoliberado
Como evitar?
1. De olho na composição dos produtos
A primeira dica da tricologista naturalista é olhar com atenção a composição dos produtos capilares, uma vez que muitos finalizadores, cremes e máscaras são carregados de ingredientes sintéticos, derivados de petróleo e formadores de filme. “Essas substâncias criam uma película ao redor do fio, dando a falsa impressão de brilho e definição, mas que, com o tempo, impedem a entrada de nutrientes e acumulam resíduos no couro cabeludo. Esse acúmulo é um dos grandes responsáveis pela falsa caspa.”
Por isso, a recomendação é preferir produtos que possuam maior concentração de ingredientes naturais, ricos em óleos vegetais puros, manteigas naturais, extratos botânicos e ativos que realmente nutram a fibra capilar de dentro para fora. Escolha fórmulas leves, livres de petrolatos pesados e silicones insolúveis e que sejam transparentes na composição.
2. Atente-se à qualidade da aplicação dos cremes
Além disso, não confunda quantidade com resultado – mais produto não significa mais definição. “Foque na qualidade da aplicação. Use a quantidade certa para o seu tipo de fio, distribua bem nos cabelos úmidos e respeite o cronograma de lavagens, higienizando o couro cabeludo com suavidade, mas de forma eficaz”, orienta a especialista.
“E lembre-se de que a definição dos cachos é consequência direta de um cabelo tratado, nutrido e equilibrado — não de uma camada espessa de cremes que sufocam o couro cabeludo. Quando os fios estão saudáveis, eles se alinham, formam cachos bem definidos naturalmente e permanecem bonitos por muito mais tempo”, conclui.
Vale, ainda, marcar uma consulta com um tricologista para entender as necessidades específicas do seu caso. O profissional pode fazer um detox capilar suave, que vai reequilibrar o couro cabeludo e devolver leveza, nutrição e brilho aos fios, por exemplo. É importante entender, por fim, o que proporciona a saúde dos cachos, e não se preocupar apenas com sua aparência imediata. 😉
Quer receber as principais notícias da CAPRICHO direto no celular? Faça parte do nosso canal no Whatsapp, clique aqui.