 
				O que acontece com a pele do corpo na adolescência e como cuidar
Estrias, oleosidade ou ressecamento? Dermatologista explica por que essas mudanças são comuns na puberdade e como manter a pele saudável com rotina simples.
la, a tão temida puberdade chegou. Com isso, você começou a notar a sua pele mais oleosa, ressecada em algumas partes e até com algumas marcas como estrias. Mas ó, a CAPRICHO tem uma coisa super importante para te contar: isso é absolutamente normal e acontece com todos os adolescentes. Não, não há motivos para pânico ou para dar ouvidos aos padrões que perseguem a gente nas redes sociais (e fora delas).
O mais importante é entender o que está rolando no seu corpo e aprender a cuidar dele com carinho (e sem seguir padrões inalcançáveis). A dermatologista Renata Rocha, explica que essas transformações são super esperadas durante o crescimento e fazem parte do processo natural da adolescência. “O corpo está se desenvolvendo e a pele acompanha essas mudanças. O cuidado deve vir com equilíbrio, e não com autocobrança”, afirma.
Mas, afinal, o que muda na nossa pele?
Vamos começar pelas estrias: elas são super comuns no chamado “estirão do crescimento” e surgem quando a pele precisa se esticar rápido demais. Coxas, quadris, costas e seios costumam ser as áreas mais afetadas. A dica é investir em hidratação para prevenir ou suavizar essas marcas. Ou seja, sabe aquele hidratante neutro depois do banho? Uhum, é hora de deixar a preguiça de lado e usá-lo.
Marcas como estrias, diferenças de textura e outros detalhes são normais.
Seu corpo está mudando e isso faz parte da vida.
Cuidar da pele é sobre saúde e autoestima, não sobre perfeição.
Os hormônios ficam à flor da pele nesse período da vida e deixam as glândulas sebáceas a mil, gerando aquele brilho extra (às vezes, nem tão bem-vindo) no rosto, costas e peito. Ela nada mais é do que a famosa oleosidade. Isso pode causar cravos e espinhas, mas nada que cuidados de limpeza específicos não resolvam. A gente aqui já te contou como fazer isso, lembra?
E o ressecamento localizado acontece ao mesmo tempo que a oleosidade. Sim, dá pra ter pele oleosa e seca ao mesmo tempo, mostrando que o nosso corpo é realmente uma máquina que às vezes a gente não consegue entender imediatamente. Nesse caso, braços, pernas e cotovelos costumam sofrer mais, principalmente no frio ou se a hidratação for esquecida.
Mas, e agora, como cuidar sem neura?
Segundo a especialista, o segredo está numa rotina simples e constante de manter. Anota aí:
- 
Use sabonetes suaves, que limpam sem agredir. 
- 
Evite banhos quentes e demorados (e talvez aqui esteja um dos maiores desafios) 
- 
Hidrate-se todo dia, de preferência logo após o banho. 
- 
Coma bem e beba água – pele saudável também vem de dentro! 
- 
Invista em produtos multifuncionais, como óleos corporais que hidratam e ajudam a prevenir estrias. 
Um exemplo indicado pela médica o produto Bio-Oil, queridinho no mundo todo – inclusive por Hailey Bieber, viu? – por melhorar a elasticidade da pele e uniformizar o tom. “Mais do que estética, o cuidado com a pele na adolescência é uma forma de promover o bem-estar e o autocuidado, sem pressões para atender padrões de beleza irreais”, destaca a médica.
Antes de seguir qualquer uma dessas dicas, converse com um dermatologista e escolha o que combina com você e com a sua rotina, combinado?
 Futuro do NewJeans em risco? Entenda o que muda após derrota judicial
Futuro do NewJeans em risco? Entenda o que muda após derrota judicial Crepúsculo ganha coleção de Crocs com modelos inspirados em Edward e Jacob
Crepúsculo ganha coleção de Crocs com modelos inspirados em Edward e Jacob Teste: Qual linguagem de amor você mais gosta de receber?
Teste: Qual linguagem de amor você mais gosta de receber? Quando estreia a 5ª e última temporada de Stranger Things?
Quando estreia a 5ª e última temporada de Stranger Things? Como conseguir ingresso para a première de Wicked no Brasil?
Como conseguir ingresso para a première de Wicked no Brasil? 
						 
						 
						 
						 
						