O caráter expressivo da maquiagem é movido pela geração Z, diz Julia Petit

A empresária conta como foi relançar a Contém1g, marca queridinha dos anos 2000 que revive memórias afetivas

Por Sofia Duarte Atualizado em 29 out 2024, 19h02 - Publicado em 20 jan 2023, 17h31

Já contamos que a Contém1g, marca brasileira que fazia sucesso nos anos 2000 e 2010, foi comprada em leilão por Julia Petit e Daniel Wjuniski, fundadores da Sallve. E, agora, o tão esperado momento chegou: a Contém1g está oficialmente de volta ao mercado com produtos clássicos, inovadores e acessíveis. Em entrevista à CAPRICHO, Julia Petit compartilha o respeito pelo legado da marca, comemora a existência de uma comunidade apaixonada e revela planos futuros.

A Contém1g foi uma das primeiras empresas brasileiras a apresentar uma visão revolucionária em termos de produtos, em comparação ao que já existia no mercado. Recuperar essa memória e as lembranças afetivas que os consumidores tinham com as maquiagens foi uma aposta do grupo Sallve. “Isso é um tesouro e tem tudo a ver com a gente”, pensou Julia Petit assim que soube da oportunidade de compra da Contém1g. “A gente poderia trazer de volta uma coisa tão legal e amada pelas pessoas, olhando para frente. É uma nova Contém, teremos produtos que as pessoas amavam, mas sempre olhando para frente, e não para trás”, afirma a empresária e precursora do núcleo de beleza no YouTube.

É uma tarefa difícil pegar uma marca que já existia com tanta vida e trazer de volta, mudar e levá-la para o futuro, respeitando o legado, mas empurrando para frente“, completa.

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Clássicos da marca foram resgatados e atualizados. Os batons matte velvet (R$ 54,90), por exemplo, lembrados por sua textura confortável e alta pigmentação, estão de volta. A importância que a Contém1g dava às sobrancelhas, o que era incomum no mercado dos anos 2000, é celebrada de uma nova forma, com a lapiseira (R$ 59,90) que permite um desenho fio a fio – e, em breve, podemos esperar mais itens incríveis para essa região do rosto. “Maquiagem é isso, farra, fantasia, resultado“, declara Julia.

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A própria Julia Petit tem uma história de longa duração com a Contém1g, que tanto aparecia em seus tutoriais de maquiagem no YouTube. “A Contém era a marca nacional que segurava a onda ao lado de marcas internacionais, sem passar vergonha, com produtos lindos e inovação que ninguém estava fazendo em um mercado acomodado. Existe essa coisa muito forte de inovação, de olhar para o mercado, de entender o que as pessoas estão querendo fazer, a Contém tem isso pra mim, e por isso que eu fiquei tão maluca. Eu falei: ‘Isso aqui é um parque de diversões pra mim, eu sei o que precisa ser feito aqui, eu conheço essa marca, eu sei o espírito dela, os produtos, tudo‘. Então, quando apareceu a oportunidade do leilão, eu tinha absoluta certeza do que a gente precisava fazer.”

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Outra característica memorável da marca eram as lojas de shopping e o atendimento excepcional e personalizado com dicas de maquiagem. Julia Petit conta que, entendendo isso, sabe que precisa trazer a Contém1g para o espaço físico mais rápido do que fez com a Sallve, sua marca de skincare. “Maquiagem é uma experiência, você precisa pegar nas coisas. A gente não está pensando em loja agora, estamos tentando entender como expandimos essa presença da Contém. E, quem sabe, um dia teremos uma loja, mas bem mais pra frente, calma. É uma marca que vem com uma biblioteca, um mundo de informações”.

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Embora a Contém1g já possua uma comunidade assídua que guarda histórias sentimentais com as maquiagens, a marca não mede esforços para conquistar a geração Z e já percebeu que há, sim, ainda que menor, uma referência de jovens e adolescentes sobre a marca.

As pessoas conhecem pela mãe, pela tia… Já ouvimos isso, e a geração Z conversa com a gente com essa emoção. O fio nostálgico também existe na geração Z“, explica Julia. “Dos anos 2000 pra cá, a maquiagem mudou, é muito diferente o que a gente gosta de usar hoje, os produtos que a gente tem, de matéria-prima a estilo. A maquiagem de hoje é uma maquiagem muito mais expressiva, e quem empurra essa expressão é a geração Z. É um momento menos preocupado com aquele monte de correção que se fazia nos anos 2000, que era ‘vou me corrigir para virar uma pessoa melhor’, e virou ‘Olha aqui quem eu sou, eu sou essa pessoa aqui’. A gente quer cumprir todas as necessidades de você ter bons clássicos, pele incrível, sobrancelhas maravilhosas, delineadores excelentes, todo o classicão que é a cara da Contém 1g muito bom e inovador, e, aí, trazer essa expressão da geração nova junto. As cores, as texturas, o que as pessoas estão gostando agora… É essa mistura de estilos que faz parte de hoje”, reflete Julia Petit.

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Os produtos estão à venda no e-commerce próprio da Contém1g – tem batons, blushes, delineadores, iluminadores, sombras baked e lapiseira para sobrancelhas – com preços de R$ 52,90 a R$ 99,90. E preparem-se, viu? Porque logo a marca vai divulgar outros lançamentos, inclusive uma minicoleção especial de Carnaval!

O que você achou do relançamento da Contém1g? Ficou ansioso para testar os produtos? A gente amou a notícia e já queremos acompanhar os próximos passos! <3

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