Moda e beleza da CAPRICHO de junho exalta a autoescoberta na juventude
Ao lado da MAC Cosmetics, celebramos a campanha Viva Glam e ainda, conhecemos de pertinho a potência de Diego Martins.

ocê já imaginou se a sua história de descobertas — seja sozinho, coletivamente, ou até direto de dentro do seu quarto, com suas roupas e maquiagens — ganhasse forma numa capa de revista? Pois foi isso que fizemos na edição de junho da CAPRICHO, que celebra o Mês do Orgulho LGBT+, com uma produção tão emocionante quanto poderosa, que celebra a autoexpressão e descoberta.
Nós sabemos, você aí do outro lado certamente já viveu um momento assim: sozinho em casa, mexendo no guarda-roupa, provando peças que não “são suas”, descobrindo novas texturas, cores, formas. Um menino que experimenta, se olha no espelho e, pela primeira vez, se reconhece. Que encontra, na maquiagem, uma forma de expressar tudo aquilo que ainda não tinha palavras para dizer.
Quem conta essa história com a gente é Diego Martins, ator, cantor e ícone de representatividade, em parceria com a MAC Cosmetics e a campanha global Viva Glam, com Kátia Araújo assinando a beleza de capa e de todo o ensaio. “A gente pensou na maquiagem na ideia de uma evolução”, explica a maquiadora. Aqui, o conceito da beleza é elemento central para contar uma história.
“São três looks e nós crescemos a cada mudança. No primeiro, tem uma referência ao ‘boyfriend blush’, para falarmos um pouco de tendências virais, e expressarmos a ideia de ‘acabei de sair do banho’, ‘acabei de praticar um esporte’, uma pele real, muito crua.”

“Para além da textura, temos o elemento do blush bem presente nas três maquiagens, o que é muito interessante, como a marca dessa evolução, como se você usasse a maquiagem para se autoexpressar, para afirmar a individualidade, é muito presente na comunidade LGBT+.”
E não à toa essa identidade foi construída. A direção de arte e concepção do ensaio, do designer Matheus Carvalho, da CAPRICHO, bebeu nas fontes da estética “club kid”, dos anos 80, para trazer elementos que transitassem entre o trash, pesado e o glamouroso, delicado. “É no terceiro momento em que tudo isso explode em uma descoberta e reconhecimento por meio da maquiagem, que também é ferramenta pra contar história.”
Com apoio da MAC, que há 30 anos transforma beleza em ato político com a campanha Viva Glam, nossa capa ganha ainda mais força. Porque falar de maquiagem, nesse caso, não é sobre estética – é sobre liberdade. “Primeiro, que MAC e a CAPRICHO já são praticamente um casal [risos[. Temos um relacionamento sério. Então, é sempre super feliz poder estar com vocês e fazer as capas com vocês.”
Com a CAPRICHO, MAC já assinou outras duas capas: a de junho do ano passado, com Alexia Brito, a Botapó, e em março deste ano, com a rapper Duquesa. Agora, Diego Martins se soma a essa história com a força de quem já abriu portas na TV e fora dela, com o carisma de quem inspira e representa milhares de jovens.

Para a stylist Yumi Kurita, foi essencial trazer marcas jovens para compor os looks deste momento e complementar a beleza de capa. “Foi na experimentação de upclycling e nas sobreposições que juventudes de outras épocas foram criando estéticas próprias, muito dentro da ideia de usar e sentir, sem regras”, pontua. “Isso de invadir o guarda-roupa dos pais, irmãos, irmãs, é muito presente também”. Marcas como Obrigon e Offegalery, famosas por desfilarem na Casa de Criadores, foram apostas da profissional para este momento.
Assim, Diego Martins é o menino da capa, o menino do espelho, o menino que sonha – e realiza. E se você ainda se pergunta por que essa capa importa, a resposta é simples: porque todo mundo merece se ver refletido em algum lugar. E, na CAPRICHO, isso acontece com orgulho.