Método de skincare dos ‘homens das cavernas’ viraliza, mas é perigoso

Dermatologista explica os riscos de técnica que propõe o abandono do uso de produtos para pele

Por Duda Cardim Atualizado em 17 Maio 2025, 14h57 - Publicado em 17 Maio 2025, 14h00
N

ovos produtos, truques e técnicas de skincare viralizam a cada dia com ‘soluções mágicas’ que prometem transformar o nosso rosto. Nesse contexto, uma nova maneira de cuidar da pele viralizou no TikTok por ser um tanto polêmica. O chamado Caveman Method, em português Método dos Homens das Cavernas, prega pelo abandono do uso de todo e qualquer produto, inclusive água.

A influenciadora Tia Zakher alcançou mais de 70 milhões de visualizações com vídeos em que compartilha sua jornada com a sua nova técnica.

De acordo com Tia, ela já havia testado inúmeros procedimentos e produtos para cuidar da pele e tirar marcas de acne e, agora, está testando o Caveman Method para recuperar a barreira cutânea de sua pele.

“Depois de 8 anos cutucando e esfoliando demais, estou curando a barreira da minha pele fazendo algo que nunca tentei antes… Absolutamente nada”, escreveu no seu perfil do TikTok.

Continua após a publicidade

@tiazakher

it’s SO tempting to not pick at it but so far so good 💪

♬ I Love It (feat. Charli XCX) – Icona Pop

Com o rosto coberto por uma crosta, Tia Zahker acredita que, depois de ter removido todos os estímulos externos, sua pele será capaz de se regenerar e atingir sua melhor versão sozinha. A lógica é que, afinal, os homens das cavernas não tinham produtos ou procedimentos.

Mas não é bem assim, viu? Para entender melhor sobre esse método e os perigos que ele pode trazer para a pele, conversamos com a dermatologista Ana Carolina Sumam. Confira!

@tiazakher

baby steps but trusting the process 🫶

♬ The Sweet Escape by Gwen Stefani ft. Akon – ☆ Audios ☆

Continua após a publicidade

O que é o ‘Método Caveman’?

Procurando uma maneira mais natural de cuidar da pele, a influenciadora Tia Zahker criou o ‘Método Caveman’, dos homens das cavernas. A teoria por trás está na ideia de que, antigamente, não existiam cosméticos para cuidar da pele e, mesmo assim, ela se mantinha relativamente saudável.

Afinal, qual a função da barreira cutânea da pele?

“A barreira cutânea é como um ‘escudo protetor’ da nossa pele”, explica a dermatologista. “Ela é composta por células de queratina e lipídios (óleos naturais), que formam uma espécie de parede para proteger o organismo contra microrganismos, toxinas e irritantes externos, além de evitar a perda excessiva de água. Quando essa barreira está saudável, a pele se mantém hidratada, macia e com menos tendência a irritações ou infecções.”

Quais os riscos de abandonar o uso de produtos?

É preciso lembrar que o mundo não é o mesmo na época dos homens das cavernas. “Sem limpeza adequada, a pele pode acumular oleosidade, células mortas, sujeira e poluição. Isso pode levar ao aumento de cravos, espinhas e até infecções”, alerta Ana Carolina Sumam.

Sem a hidratação e proteção adequadas pode haver o ressecamento e a sensibilização, especialmente em climas mais extremos. Quanto à água, o uso regular é importante para remover resíduos e manter a pele limpa.

Continua após a publicidade

A pele consegue se recuperar sozinha?

Seguindo a ideia de que a pele se regenera sozinha, a dermatologista alerta que, para isso, ela precisa estar saudável e sua recuperação completa depende do grau de dano gerado à barreira cutânea.

“Se a barreira estiver muito comprometida, como em casos de dermatite ou ressecamento extremo, o processo natural de regeneração pode não ser suficiente sem auxílio de produtos adequados, como hidratantes específicos ou tratamentos médicos”, complementa.

Há alguma alternativa mais segura?

Se você ficou interessada em uma rotina minimalista, há opções mais seguras e efetivas. Para a dermatologista, uma boa alternativa é uma rotina simplificada em três passos.

“Comece com uma limpeza suave, o ideal é usar um sabonete dermatologicamente testado, que respeite o pH da pele. Complemente com um hidratante leve, especialmente para manter a barreira cutânea saudável, e nunca deixar de usar protetor solar durante o dia”, indica.

Publicidade