Marca de make recolherá produtos após denúncia de contaminação
O amianto, substância supostamente encontrada nos itens, é proibida em muitos países por ser potencialmente cancerígena
Assim como acontece no Brasil, antes de chegarem às lojas, os cosméticos fabricados nos Estados Unidos passam por uma inspeção. No país norte-americano, isso é feito pela FDA (Food and Drug Administration), agência do governo responsável pelo controle de alimentos, remédios e cosméticos. Recentemente, o órgão divulgou que produtos da linha de maquiagem da loja Claire’s continham uma substância com propriedades cancerígenas.
A FDA anunciou em seu site e nas redes sociais que, após testes, foi constatado que a paleta de sombras (lote de agosto de 2017), o pó compacto (lote de julho de 2015) e a paleta de contorno (lote de julho de 2017) da Claire’s estavam contaminados com fibras de amianto, alertando que os consumidores parassem de utilizá-los.
Em 2017, segundo o New York Times, a marca recebeu a mesma denúncia. Na época, retirou os itens do mercado, mas não recolheu os já vendidos. Dessa vez, a Claire’s emitiu um comunicado em suas redes sociais afirmando que os produtos eram seguros e argumentou que os testes da FDA mostravam “erros significativos”. Mas, por cautela, iriam removê-los das lojas.
Na última terça-feira (12/3), a FDA informou que, além da retirada dos produtos não comprados, a marca aceitou fazer o recolhimento dos itens já vendidos. Portanto, os consumidores que adquiriram os cosméticos desses lotes podem devolvê-los nas lojas e receber o reembolso.
O que você achou?