Gordofobia no De Férias com o Ex: “Entrei como cota e não podia emagrecer”

A participante Yasmin Alves decidiu contar sua experiência dentro da seleção do programa

Por Izabel Gimenez - Atualizado em 9 jun 2020, 21h07 - Publicado em 9 jun 2020, 15h06

Um dos grandes sucessos da MTV Brasil, o programa De Férias com o Ex tem muita festa, discussões e beijos na boca. Mas, além desses ingredientes frequentes na atração, o reality show conta com uma outra característica que se repete a cada edição: a aparência dos participantes.

Quem já assistiu ao programa provavelmente percebeu que a maioria do elenco tende a ser magro. A terceira edição foi marcada por uma tentativa de trazer mais diversidade de corpos com a participação de Yasmin Alves. Porém, a primeira “jogadora gorda” da atração contou que a sua experiência passou longe de ser inclusiva e que sofreu gordofobia durante a seleção. Em entrevista ao Universa, a influenciadora contou que entrou como “cota” e que sabia disso desde o início, já que a produção não tentou esconder o interesse de ter alguém como ela dentro da casa.

https://www.instagram.com/p/B_05oW1nztB/

“A MTV fala que procura ‘boas histórias’, mas eu entrei como cota. Durante a seleção, exigiram que eu não emagrecesse nem um quilo. A direção queria que eu fosse a pessoa fora do padrão, justamente para que ninguém falasse que eles só escolhem magros e sarados. Fiquei um mês no programa e não colocaram nenhum ex-namorado meu. Não fui para nenhum encontro. Saí da casa apenas uma vez. Ou seja, senti, sim, essa gordofobia”, afirmou.

Continua após a publicidade

Apesar de ser, de fato, fora do padrão que estamos acostumados a ver nas edições, Yasmin tem consciência que não representou garotas gordas na casa. Tenho certeza absoluta de que não represento um corpo gordo dentro de um reality. Sei que não sou gorda. Para o De Férias, eu era a ‘fora do padrão’. Quando eu sai, acabei, sim, virando referência para outras meninas ‘fora do padrão’, mas tive até que buscar ajuda nas minhas amigas gordas para saber o que falar para elas, já que eu não me enxergava nem como poder de fala naquele lugar“, relembrou. 

A questão da falta de diversidade na atração já tinha sido levantada pela equipe do jornalista de celebridades Léo Dias em maio, logo após a estreia da sexta temporada, e a emissora tentou contornar explicando que, quando o elenco dos participantes é definido, a ideia principal é priorizar bons personagens que tenham vivências interessantes. “Personalidades fortes, boas histórias para compartilhar e, claro, que possam trazer para o programa um ex interessante também. Pensar na pluralidade é o que define mais. Tipos de corpos não colocam as pessoas em vantagem diante de outras para uma seleção“, garantiu a MTV na época.

https://www.instagram.com/p/B-Pd8FBBNz7/

Procurados novamente pelo Universa para explicarem o processo seletivo de Yasmin, eles disseram que não tinham conhecimento sobre o assunto. 

Continua após a publicidade

A Xanda, dona do canal Alexandrimos, levantou a problemática por trás desse comunicado da emissora em um IGTV no seu Instagram. A influenciadora explicou que isso faz com que estereótipos preconceituosos continuem a ser reproduzidos e normatizados dentro da estrutura social. “Isso transforma todos nós, que não somos aquele padrão, como se não fossemos interessantes. A gordofobia é tão velada nesse caso que eu tenho certeza de que não são nem considerados corpos fora do padrão”, desabafou.

Assista ao vídeo completo:

View this post on Instagram

A @mtvbrasil explicou o motivo de não ter pessoas gordas no programa “De Férias com o Ex”. Assista e responda nos comentários sua opinião sobre o assunto. Repórter citado: @lucaspasin Obs: Amanhã tem live 17h! #dfcex

Continua após a publicidade

A post shared by Alexandra Gurgel (Xanda) (@alexandrismos) on

Qual a sua opinião sobre o assunto?

Publicidade