Erika Januza, a Alice de Em Família, conta todos os seus segredos de beleza

Da base ideal ao creme de pentear milagroso e baratinho. Descubra os truques e cuidados da atriz para manter a pele linda e os cachos incríveis

Por Da Redação Atualizado em 17 ago 2016, 14h00 - Publicado em 9 jun 2014, 20h20

Fala a verdade: é praticamente impossível assistir à novela Em Família e não reparar no cabelo cacheado bapho (que já foi liso, por sinal) e na pele linda da personagem Alice, interpretada por Erika Januza . Por isso, conversamos com a atriz para descobrir todos os truques e cuidados de beleza dela. Leia, inspire-se e leve as dicas para a vida real você também!

Na TV, você está sempre maquiada. A pele pede cuidados especiais, né? Quais são os seus?

De manhã, lavo o rosto com um sabonete específico, aplico água termal, vitamina C em gotas e filtro solar (todos os dias, até se não estiver sol!). Enquanto estou gravando, passo o dia maquiada. Quando chego em casa, tiro tudo direitinho. Passo demaquilante e, depois, também uso um sabonete – o demaquilante sozinho não tira tudo! Antes de dormir, aplico um hidratante específico para a área dos olhos. Ele ajuda a evitar olheiras.

Na novela, sua maquiagem segue a linha mais clean. E na vida real, você curte ousar?

Adoro! Até tenho que me segurar! Meu truque é: se estou com a boca acesa (curto laranja, roxo, rosa…), faço um olho básico, só delineado. Se me jogo no esfumado preto, vou de batom nude.

Recebemos muitos emails de leitoras dizendo que têm dificuldade de encontrar a base certa para a pele negra. Como você achou a sua?

Demorei para descobrir o tom certo, que não deixa a pele acinzentada nem escura demais. Testei muito e, hoje, uso duas bases da Mary Kay, uma mais escura para o contorno e uma mais clara para o centro do rosto.

Todo mundo ama seu cabelo! Deixar os cachos lindos sempre foi fácil para você?

Faz pouco tempo que assumi meus cachos. Eu usava cabelo comprido e fazia escova no salão toda semana. Era escrava do meu cabelo! Quando fui fazer a série Suburbia [exibida pela TV Globo em 2012], precisei deixar os fios naturais. Foi aí que descobri meu cabelo, fui me acostumando e me apaixonando. Hoje sou muito feliz com ele assim, natural!

Continua após a publicidade

É difícil cuidar do seu cabelo hoje?

O único problema é o frizz. Para controlá-lo sempre uso um creme para pentear específico para cabelo cacheado. Aplico quando os fios estão molhados e vou amassando para estimular a formação dos cachos. Completo com reparador de pontas. Depois desse ritual, ele seca e fica com bastante volume. Amo meu cabelo armado e o comprimento mais curto é perfeito para isso. Para ele ficar ainda mais alto, passo um pente de dentes largos nele seco, desde a raiz.

Rola fazer penteados ou usar acessórios de cabelo?

Não uso acessórios, mas gosto de fazer tranças laterais – adoro quando dá para a Alice aparececer com este penteado na novela. Também curto bastante rabo de cavalo. Só não é bom prender e querer soltar depois, porque os fios armam de um jeito que não é legal.

Existe algum produto de beleza baratinho que foi um verdadeiro achado para você?

O creme ativador de cachos da Seda assinado pelo Mauro Freire [da linha Seda Keraforce Original] . Custa cerca de R$ 5,90, o cheiro é maravilhoso e deixa os meus cachos incríveis!

Qual é o seu ícone de beleza?

A Rihanna. Sempre acho que ela está bonita, com a pele linda, bronzeada e aspecto saudável.

E aí, curtiram descobrir os truques da Erika? 😉

Continua após a publicidade
Publicidade