Continua após publicidade
Continua após publicidade

Desmistificamos a trend do TikTok que diz que alho cru trata a acne

Dermatologista explica as consequências de ingerir alho e dá outras opções naturais para amenizar espinhas

Por Duda Cardim 14 out 2024, 20h00
Q

uem sofre com espinhas com certeza já buscou dicas na internet para tentar amenizá-las – e talvez tenha tentado até as ideias mais malucas. Uma nova trend dizendo que alho cru ajudaria a tratar a acne surgiu no TikTok e, com ela, lembramos que é preciso ter muito cuidado com o que vimos na internet e fazemos com a nossa pele.

Você já ouviu falar que ingerir um dente de alho por dia pode acabar com as espinhas? Conversamos com uma dermatologista para desmistificar essa afirmação e entender o que está por trás disso.

Nos últimos anos, a busca por uma ‘pele perfeita’ cresceu ainda mais com o sucesso dos produtos de skincare – e o exagero envolvendo os seus passos. Nesse contexto, que também se dá em meio a trends e desinformações espalhadas nas redes sociais, começaram a aparecer vídeos dizendo que o alho, usado na cozinha para temperar comidas, seria um grande aliado na hora de tratar as espinhas. No entanto, segundo a dra. Mayla Carbone, médica dermatologista membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), não há evidências científicas consistentes que comprovem a eficácia do alho cru no tratamento da acne.

@gracemayofficial

wish me luck 🥹😭 #fyp #viral #trending #acne #clearskin #relatable

♬ Clown-Song – Electronic Radio Mix – P-Control

Continua após a publicidade

 

“O que acontece é que o alho é conhecido por possuir propriedades antibacterianas e anti-inflamatórias, que podem ser úteis no combate a certos microrganismos presentes na pele. A alicina, um dos compostos presentes no alho, possui ação antimicrobiana, que teoricamente poderia ajudar a reduzir a quantidade de bactérias que contribuem para a acne”, explica a médica.

@misspeytonsmith

🧄 got rid of my hormonal acne in 7 days & here’s why.

♬ original sound – misspeytonsmith

Ainda assim, analisando os vídeos, é possível perceber que a pele de algumas pessoas apresentou uma melhora após o início do consumo da planta. Isso pode ser uma consequência do alho no organismo, mas como ainda não há nenhum estudo que comprove a eficácia para esse fim, a dermatologista recomenda evitar seguir esse truque.

Continua após a publicidade

Mais que uma trend no TikTok, aplicar o alho diretamente na pele ou ingeri-lo pode trazer consequências para o corpo. “A principal preocupação é que ele pode provocar dermatite de contato, que é uma inflamação da pele caracterizada por vermelhidão, coceira e até formação de bolhas em casos mais graves”, declara a dra. Mayla Carbone. Ela ainda completa dizendo que o odor do suor pode ficar mais forte e desagradável.

@mollysringlets

30 days of eating raw garlic to fix my acne 👀💪🏼🧄 what do you guys think? do you see a difference? I feel like my acne really went: 📈📉📈📉📈📉📈 😅 #acne #garlic #acnetreatment #skincare #skincaretips #skincarenatural #skincareroutine #skin #skinhealth #explore #clearskin #clearskintips

♬ original sound – Molly Beth

Como solução natural, a dermatologista indica o uso de óleo de melaleuca, que possui propriedades antimicrobianas e anti-inflamatórias e produtos à base de aloe vera.

“Recomendo tomar cuidado com o que vemos na internet. Sempre que for buscar melhorar a saúde da pele, adote medidas amplas, como uma alimentação balanceada, rica em frutas e vegetais, hidratação adequada e uma rotina de cuidados tópicos apropriados para o tipo de pele. E, claro, reforço que é sempre válido conversar com um dermatologista para entender melhor como cada alimento e suplemento pode influenciar individualmente“, completa.

Publicidade

Publicidade