Cravo pode virar espinha?
Pior que pode. É que cravo e espinha são 2 estados diferentes de um mesmo problema: a acne. O cravo aparece quando há excesso de células mortas e sebo nos poros, que ficam entupidos. Se o cravo inflama, ele vira uma espinha. E é aí que entra o seu dedo: ficar cutucando machuca a pele, […]
Pior que pode. É que cravo e espinha são 2 estados diferentes de um mesmo problema: a acne. O cravo aparece quando há excesso de células mortas e sebo nos poros, que ficam entupidos. Se o cravo inflama, ele vira uma espinha. E é aí que entra o seu dedo: ficar cutucando machuca a pele, que se inflama, e ainda leva pra lá um monte de bactérias. Resultado: o poro se infecciona e enche de pus (reconhece o drama?).
Como é menos mal ter cravos que espinhas, o melhor é deixar ele quieto ou tentar afastá-lo da sua vida. Duas dicas:
Para evitar os cravos: Lave a pele com sabonete neutro duas vezes por dia e use exfoliante uma vez por semana. Isso não vai impedir a produção de sebo, mas ajuda a prevenir o entupimento dos poros.
Para se livrar os cravos: De vez em quando, invista em uma limpeza de pele feita por uma profissional. Ela consegue tirar o cravinho inteiro e sem machucar a pele.
beijo!!