Continua após publicidade

6 conselhos para quem vai tirar as ‘box braids’ pela primeira vez

Trancista dá dicas para quem colocou tranças no cabelo e planeja tirá-las sozinha em casa

Por Bruna Nunes Atualizado em 29 out 2024, 18h33 - Publicado em 7 jul 2023, 12h52

As famosas ‘box braids‘ são a coisa mais linda, né? Para meninas negras, trançar os fios também é uma forma de empoderar sua identidade, o que torna todo o processo muito mais importante. Durante o período com o penteado, é inegável que nosso cotidiano fica mais prático, e a beleza do resultado faz com que as horas trançando valham a pena, né? Porém, mais temido do que o chá de cadeira ao colocar, é o momento de desfazer as tranças, principalmente para quem trançou o cabelo pela primeira vez e vai tirar tudo sozinha em casa. Pensando nisso, a CAPRICHO conversou a trancista Camili Morato, e ela nos deu ótimos conselhos que vão te ajudar. Bora conferir?!

Eu posso mesmo tirar as box braids em casa?

Antes de mais nada, caso a dúvida tenha surgido por aí, a resposta é simples: sim, você pode tirar suas tranças em casa! Segundo Camili, se possível, certamente é recomendado deixar nas mãos de um profissional, mas sabemos que na maioria das vezes isso acaba não rolando. “Não precisa temer a retirada das tranças. Com os cuidados certos, não tem problema algum fazer isso na sua casa“, diz a profissional.

Então, vamos de conselhos para você tirar suas tranças sem treta nenhuma!

1. Comece cortando as pontas da trança

Até mesmo quando estiver trançando o cabelo, atente-se ao comprimento dos seus fios naturais (tirar uma foto pode ser uma boa!). No dia em que for desfazer as tranças, a profissional indica que você tente cortar com a distância de um palmo da altura em que seu cabelo estava. Nos casos dos fios mais longos, corte na pontinha, e lembre-se de que a pressa não é sua melhor amiga nesse momento. 😉

2. Destrance até a raiz

Vá destrançando todo o comprimento do seu cabelo até chegar na raiz. Isso é essencial para que o cabelo colocado saia com facilidade e não agrida o seu natural. Ah, e retire a fibra utilizada de todas as suas mechas.

3. ‘Nós’ ou ‘acúmulos’ na raiz são normais, mas tenha cuidado

A trancista alerta que, assim que o cabelo for retirado, é normal que sua raiz tenha criado uma espécie de ‘nózinho’ esbranquiçado, que é resultado da oleosidade acumulada nessa parte do cabelo que ficou presa. Para se livrar disso, Camili indica umectá-lo com um óleo e esperar amolecer para começar a desembaraçar. “Utilize algum óleo (óleo de coco, óleo de rícino, ou qualquer outro de sua preferência) nesses ‘nós’. Aguarde cerca de 10 minutos e comece a abrir as mechas com as mãos. Em seguida, já pode desembaraçar.”

Continua após a publicidade

@_izazz tirando as tranças🤎 #haircut #trançasboxbraids #tranças #cabelocacheado #cachos ♬ lowkey – 🫶🏽

4. Faça uma umectação de pelo menos 30 minutos

Depois que estiver com seu cabelo todo solto, desembarace e invista em uma umectação em todo o comprimento do cabelo. “É válido utilizar uma touca térmica ou até uma sacolinha de plástico para potencializar o efeito. Esse processo se chama umectação e ajuda a recuperar os lipídeos dos fios”, aconselha a profissional.

5. Aposte em um cronograma capilar

Deu tudo certo e já está com seu cabelo natural? Vida que segue! Pode voltar a fazer seu processo de lavagem de costume, mas um cronograma capilar é uma excelente pedida, pelo menos nos primeiros dias, pois os fios ficam mais ressecados e frágeis após um longo período presos.

Continua após a publicidade

6. Não se assuste com a queda de cabelo

Quem trança o cabelo pela primeira vez sempre se assusta com a quantidade de fios que podem cair durante o processo de retirada. Mas, calma, você não vai ficar careca! Para tranquilizar seu coração, a trancista explica que, na verdade, são só os fios que já eram para ter caído, mas ficaram escondidos, afinal, o cabelo estava preso em tranças.

“A impressão de estar ficando quase sem cabelo é muito comum, principalmente para a primeira vez, mas relaxa, isso não está acontecendo. Todos nós perdemos de 50 a 200 fios de cabelo por dia – varia de acordo com a saúde de cada um e as condições climáticas do lugar onde vive. Então, no período em que os cabelos estão trançados, essa perda de fios acontece, mas fica tudo preso no ‘nózinho’ da trança. Quando retiramos, esses fios acumulados saem juntos, por isso essa impressão de estar perdendo cabelo”, garante Camili. Ufa!

E, por fim, prepare-se para suas próximas tranças!

Temos um aviso para quem fez as ‘box braids’ pela primeira vez: isso vicia, tá? Você com certeza vai querer fazer mais!

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Camili Morato – Trancista (@braidsbycamili)

Continua após a publicidade

+Você sabia que agora os testes icônicos da CAPRICHO estão disponíveis em Alexa? Aqui a gente te explica tudo sobre!

Publicidade