Como se contam as calorias dos alimentos?

Você já viu na revista como se calculam as calorias dos alimentos. Mas e aqueles números 4 - 9 - 4, de onde surgiram?

Por Da Redação Atualizado em 4 nov 2024, 13h03 - Publicado em 17 dez 2015, 19h15

Ok. Você já viu na revista como se calculam as calorias dos alimentos. Mas e aqueles números 4 – 9 – 4, de onde surgiram? Só pra você, que é megacuriosa, toda a explicação

Pra começar é preciso relembrar que uma caloria é o calor suficiente para aumentar 1 ml de água em 1o C. A partir daí, tudo fica mais fácil. Para se descobrir a quantidade de calorias de uma porção de qualquer coisa, os cientistas usam calorímetros. No caso de uma porção de carboidratos, por exemplo, a coisa funciona mais ou menos assim:

– Em um ambiente supercontrolado, os cientistas queimam (eles preferem falar “fazem uma reação com oxigênio”, mas enfim, é a mesma coisa) uma quantidade x de carboidrato perto de um tudo de ensaio com y ml de água e um termômetro.

– Daí eles observaram o aumento da temperatura da água.

– Fazendo uma regra de três simples, eles descobriram que 1g de carboidrato elevava em 4000o C a temperatura de 1 ml de água! Ou seja, 1 g de carboidrato tem 4 mil calorias, ou 4 quilocalorias (kcal).

Continua após a publicidade

– Da mesma forma, descobriu-se que 1 g de gordura tem 9 kcal e 1 g de proteína tem 4 kcal.

Só pra saber…

Dentro dessa lógica, tudo o que queima tem calorias. Uma folha de papel, por exemplo? Tem calorias! Ela só não serve de alimento para a gente porque o nosso corpo não tem enzimas capazes de digerir as fibras do papel. Senão, a gente poderia sobreviver de cadernos. E olha que eles seriam bem calóricos!

Publicidade