Como manter as tranças protegidas e cuidadas durante o verão

Dicas essenciais para prevenir danos no couro cabeludo causados pelo sol, mar e piscina

Por Nathalia dos Santos 14 fev 2026, 14h00
N

o verão, o cuidado com o cabelo e as tranças merece atenção redobrada, ainda mais com as idas à praia, piscina e a exposição ao sol. Para entender quais são as recomendações nesse período de calor, a CAPRICHO conversou com a trancista Elizabethe Trindade, que alerta principalmente para a proteção da saúde do couro cabeludo.

A profissional tranquiliza ao lembrar que não são hábitos complexos, afinal, a trança existe para facilitar a vida, especialmente em férias ou momentos de lazer em que você não quer se preocupar tanto com a finalização do cabelo. “Não é para você ficar se preocupando em deixar o cabelo bonito. Você acorda e curte. Essa é uma das vantagens: facilitar o nosso dia a dia.”

Como cuidar das suas tranças na época mais quente do ano

Couro cabeludo

Uma das maiores vantagens de mudar o visual e optar pelas tranças é que elas não danificam o cabelo, pois os fios ficam protegidos dentro desse material. Então, sim, as tranças auxiliam a manter o cabelo protegido. Mas, se você não cuidar da raiz, há risco de queimaduras no couro cabeludo.

Nesses casos, Elizabethe sugere passar um leave-in, protetor térmico ou filtro solar na região. Se notar vermelhidão ou bolinhas, entre em contato com a profissional que fez o penteado, e, se tiver escamando, também é recomendado ir ao dermatologista.

Continua após a publicidade

Outra dica, que também funciona como truque de estilo, é usar um lenço, chapéu ou boné, que protegem a raiz do cabelo que fica exposta devido às divisões das tranças.

Na hora da lavagem

Para quem vai curtir praia ou piscina, o certo é lavar o cabelo antes. “Nós, trancistas, trabalhamos com uma pomada, e, querendo ou não, esse produto não combina com cloro ou água do mar. Por isso, antes de entrar em qualquer água com cloro ou sal, lave o cabelo.”

Quanto à frequência de lavagem no verão, a profissional ressalta que se sentiu que está sujo, é melhor lavar. “A gente tem esse pensamento de ‘estou com trança, então não posso lavar e nem tocar’, mas não. Com a lavagem, não precisa ficar coçando ou frisando. Se estiver incomodando, é melhor lavar.”

Continua após a publicidade

Pós-tranças

Por fim, sobre a durabilidade das tranças, ela explica que tudo depende do modelo – cada um tem o seu tempo. “Não acho saudável uma pessoa ficar mais de dois meses com tranças. Você sente quando é a hora de tirar, respeitando o limite do modelo e o o crescimento do cabelo.”

Especialmente no verão, é recomendado tirar as tranças após o período de férias. “Quando você retorna, o legal para o seu couro cabeludo é tirar as tranças, cuidar dos fios e fazer uma reconstrução que fortaleça.”

Anotou tudo?

Continua após a publicidade

+Quer receber as principais notícias da CAPRICHO direto no celular? Faça parte do nosso canal no Whatsapp, clique aqui.

Tudo sobre o megashow gratuito de Shakira em Copacabana

Publicidade