Estes três problemas capilares são os que mais atingem as mulheres
Médico especialista revela quais são os principais cuidados para lidar com queda de cabelo, afinamento dos fios e caspa.

gente sabe que o cabelo tem um papel enorme na nossa autoestima. Quando está bonito e saudável, tudo parece fluir melhor. Mas basta aparecer uma queda fora do normal, um pouco de caspa ou os fios começarem a afinar que o sinal de alerta acende e a insegurança vem junto.
Para entender como lidar com essas situações, conversamos com o Dr. João Gabriel Nunes, médico tricologista e fundador do Centro Médico Capilar, que explica o que está por trás dos principais problemas capilares que atingem as mulheres e como cuidar de cada um deles. Não precisa se desesperar, viu?
“Cada um desses problemas capilares requer um cuidado especial e individualizado. O mais importante é primeiro entender as causas específicas de cada situação, e depois, adotar as soluções que vão restaurar a saúde capilar de uma forma gradual e mais eficaz”, ressalta Dr. João Gabriel.
COMO CUIDAR DOS TRÊS PROBLEMAS CAPILARES QUE MAIS ATINGEM AS MULHERES
Afinamento dos fios
Já reparou que, quando o cabelo fica mais fino, ele perde o volume, a definição e os penteados duram muito menos tempo? Com a baixa densidade e o aumento da fragilidade dos fios, é preciso ficar de olho nas possíveis causas. De acordo com o Dr. João Gabriel Nunes, além de uma condição genética, o desequilíbrio hormonal, a deficiência de nutrientes como ferro e vitamina B e o estresse e alterações no estilo de vida podem ser os culpados.
“Para resolver esse problema, aposte em produtos ricos em proteínas que vão ajudar no volume dos fios, tratamentos que estimulem o crescimento capilar, como tônicos e séruns, alimente-se de forma equilibrada, com foco nas vitaminas e minerais essenciais, e evite o uso excessivo de produtos pesados que podem achatar ainda mais o cabelo”, indica o tricologista.

Caspa
Conhecida como caspa, a temida dermatite seborreica é a descamação do couro cabelo que, além da coceira e irritação constantes, deixa floquinhos brancos visíveis. Normalmente é causada por excesso de oleosidade, alterações hormonais, uso de produtos inadequados, fatores ambientais e até mesmo por infecções fúngicas.
O médico afirma que o tratamento é mais simples do que você imagina, com shampoos antifúngicos e anticaspa, hidratando a raiz de forma equilibrada e evitando o uso excessivo de produtos que contenham sulfatos ou álcool. “É importante procurar orientação médica caso a caspa persista, pois poderá ser necessário o uso de medicamentos ou tratamentos específicos”, ressalta.

Queda de Cabelo
Já a queda capilar é definitivamente o problema que mais afeta as mulheres. Quando é superior a 100 fios por dia, se torna excessiva e deve ganhar um alerta. O primeiro passo é identificar a causa, “pode ser por alterações ou distúrbios hormonais, estresse e ansiedade, deficiências nutricionais, pelo uso excessivo de produtos e tratamentos químicos, pela calvície feminina hereditária, mais conhecida como alopecia androgenética, e também pela alopecia areata, uma doença autoimune”, explica o Dr. João Gabriel Nunes.
Por existirem diferentes efeitos causadores da queda de cabelo, a orientação médica se torna fundamental para encontrar o tratamento mais adequado. Seja com medicamentos e produtos específicos, suplementação nutricional, tratamentos a laser, procedimentos dermatológicos ou até mudanças no estilo de vida.
