Cardi B não lavou o cabelo por 3 meses: qual o impacto na saúde dos fios?
Tricologista explica o que a falta de higienização pode causar no couro cabeludo e recomenda intervalo ideal entre lavagens
cantora Cardi B, ao abrir uma live em seu Instagram na semana passada, surpreendeu os fãs ao revelar que não lavava seu cabelo há meses: “Faz uns dois meses que não lavo”, disse. “Na verdade, estou mentindo, deve ter uns três meses, sei lá. Provavelmente tenho todo tipo de ovos de barata, ovos de mosquito, tudo o que você possa imaginar nessa coisa aqui dentro”, acrescentou ela, apontando para a cabeça.
Embora alguns fãs tenham ficados horrorizados com a confissão da rapper, outros usuários encararam as falas como brincadeira. Mas uma coisa é certa: discussões sobre quanto tempo é saudável ficar sem lavar o cabelo foram levantadas na internet. Por isso, a CAPRICHO conversou com tricologista, médico especializado em saúde capilar, Dr. João Gabriel Nunes, fundador do Centro Médico Capilar, para tirar dúvidas sobre como higienizar o cabelo de forma correta.
Cardi B revelou que não lava o cabelo há dois meses.
"Provavelmente tenho todo tipo de ovo de barata, ovo de mosquito, tudo isso aqui na minha cabeça".pic.twitter.com/UnPtD9famV
— José Norberto Flesch (@jnflesch) November 3, 2025
O que a falta de limpeza no couro cabeludo pode causar
Longos períodos sem higienizar não trazem benefícios reais para os fios e nem para o couro cabeludo, de acordo com o especialista. “Existe um mito de que a oleosidade natural nutre o cabelo, mas, na verdade, o acúmulo excessivo de sebo, suor, células mortas e poluição tende a causar um efeito oposto, com a região se tornando propícia para a proliferação de fungos e bactérias, o que causa inflamação, caspa, coceira e até queda capilar.”
Ele ainda diz que a oleosidade é importante, porém, é necessário estar equilibrada, e isso só vai acontecer se houver uma rotina regular de higienização. Ao contrário do caso de Cardi B, que passou meses sem lavar os fios.
Há riscos quando deixamos de cuidar do couro cabeludo, como a foliculite, que obstrui os folículos pilosos, podendo gerar pequenas infecções semelhantes a espinhas doloridas; queda capilar; dermatite seborreia, devido ao excesso de oleosidade e sujeira, causando coceira, descamação e vermelhidão; e um cabelo com aspecto opaco e sem vida.
“A falta de limpeza impede que os fios recebem nutrientes e os produtos de higiene de uma forma adequada, além de deixá-los mais oleosos e pesados”, conclui o tricologista.
O intervalo ideal entre as lavagens
Segundo o Dr. João Gabriel Nunes, o intervalo ideal vai variar de acordo com o tipo de cabelo e estilo de vida de cada pessoa. De forma geral, cabelos oleosos devem ser lavados diariamente ou a cada dois dias, para evitar o acúmulo de sebo. Já os cabelos secos e cacheados, como produzem menos oleosidade natural, podem ser lavados a cada três ou quatro dias. E, para os cabelos que não são nem oleosos ou secos demais, o ideal é que sejam higienizado a cada dois ou três dias.
Por fim, o médico conclui: “Também é muito importante considerar alguns fatores externos, como a prática de exercícios físicos, o clima quente e poluído e o uso de produtores modeladores, pois todos vão exigir uma higienização mais frequente.”
+Quer receber as principais notícias da CAPRICHO direto no celular? Faça parte do nosso canal no Whatsapp, clique aqui.
Teste: Qual sandália tendência do verão 2026 combina com seu estilo?
Maxton Hall: saiba quando estreia cada episódio da 2ª temporada da série
5 sites gratuitos para sortear o amigo secreto de fim de ano
30 anos de SPFW: transforme em realidade o sonho de trabalhar com moda
Resumo de ‘Dona de Mim’: Capítulo de sábado (06/12/2025)





