Camilla de Lucas sofre racismo após mudar o cabelo: “Não aguento mais”
A vice-campeã do BBB21 falou sobre o impacto disso na autoestima das mulheres negras
Nesta quarta-feira (23), Camilla de Lucas desabafou nas redes sociais depois de receber comentários maldosos e racistas sobre a sua última mudança de visual. A vice-campeã do BBB21 colocou uma lace loira e foi atacada por não mostrar seu cabelo natural.
A influenciadora explicou que está em transição capilar, mas tem o direito de usar o cabelo que quiser, e levantou discussão necessária sobre racismo. “Mulheres brancas que fazem transição nunca são questionadas para mostrar o cacho“, escreveu.
Mulheres brancas que fazem transição nunca são questionadas pra mostrar o cacho.
Mulheres negras, sempre surge um fiscal pra perguntar quando vai mostrar o black.
Eu uso lace antes, vou usar durante e até quando eu quiser. Isso não tá associado a vergonha capilar. Se informem!— Camilla de Lucas (@camilladelucas) June 23, 2021
Eu não aguento mais as pessoas me questionando dizendo que uso lace e fiz um discurso num programa. MANO, eu fiz O CERTO! DEFENDI PESSOAS. Isso não é sobre ser militante!
Eu não AGUENTO MAAAAIS! Não acho justo ser criticada por fazer o MÍNIMO!— Camilla de Lucas (@camilladelucas) June 23, 2021
Nos Stories do Instagram, ela disse: “Eu acabei de realizar um sonho que, em breve, vou poder contar pra vocês, num dia em que eu poderia ficar muito triste porque recebi muito hate, porque apareci com essa lace… Mas, quando Deus tem um propósito na vida de alguém, não adianta. Estou muito feliz, acabei de receber aqui a notícia.”
Em seguida, mostrou comentários absurdos que recebeu. “Cadê o cabelo que representa o orgulho negro? Puro teatro o que fizeram no BBB”, foi um deles.
Ela rebateu: “Sou uma pessoa que tem um bom psicológico para aturar comentários, mas o que eu recebi hoje de comentários ruins questionando o meu cabelo porque eu postei um vídeo com o cabelo que eu quero usar. E eu não posso usar o cabelo que eu quero, porque as pessoas estão questionando a minha escolha.”
“Estou cansada! […] Estou extremamente chateada em ver como as pessoas são ruins e desinformadas. Gente, tenham responsabilidade ao usar a internet, vocês magoam as pessoas profundamente!“, afirmou. “Eu sou livre para usar o cabelo que eu quiser!“
“O peso do racismo sobre a estética da mulher negra afeta diariamente nossa autoestima e tenta diariamente nos confrontar”, disse em legenda de publicação no Instagram. “O racismo é assim: eles esperam você falar pra depois usar sua fala contra você!“
Camilla assegurou aos fãs que está bem e que não ficou abalada. Ela recebeu apoio de amigos, como de João Luiz, seu colega de confinamento no Big Brother. “Você não está sozinha!”, escreveu.
eu não consigo expressar o sentimento que eu estou nesse momento em ver tudo isso mais uma vez e mais um dia. nunca vou me acostumar. esses ataques machucam, e as pessoas precisam saber disso! amiga, @camilladelucas eu te amo imensamente e você não está sozinha! 💜
— João Luiz 🏳️🌈 (@joaoluizpedrosa) June 24, 2021
A situação reverberou na internet e muitos ativistas falaram sobre a crueldade do racismo. Inclusive, a tag “CAMILLA MERCE RESPEITO” entrou nos Trending Topics do Twitter. Chega de questionar a negritude das pessoas por conta de seus cabelos!
As pessoas adoram desumanizar pessoas pretas, adoram diminuir nossa existência e realizações. A @camilladelucas tem dado passos inspiradores na sua vida e carreira e o povo na internet quer diminuir sua relevância porque ela usa lace… sério isso???
Que preguiça desse povo!!!— Drik Barbosa (@drikbarbosa) June 24, 2021
Tem um nome específico para o racismo que se baseia em nossos cabelos, se chama hair discrimination. É o que passam @joaoluizpedrosa e @camilladelucas . Camilla por escolher usar o cabelo de mts formas, João por escolher usar seu cabelo natural.
Ambos por serem pessoas negras.
— cansada de ser brasileira. (@winniebueno) June 24, 2021
Quão cruel é o racismo, né?
A “brincadeira” do Rodolfo tem gerado problemas e hate ao João e Camila até hoje. Até hoje eles precisam lidar com os efeitos de se posicionarem contra aquilo.
E muitos insistem que é só uma brincadeira…
Outros dizem que é só denunciar…Nunca é só
— Leví Kaique Ferreira (@LeviKaique) June 24, 2021
Além de resumirem eles ao episódio de racismo, tentam culpabilizar eles de alguma forma.
João foi criticado por ter o cabelo natural
Camilla por usar Lace
Notem, o problema é ser negro e ousar ser livre.
— Leví Kaique Ferreira (@LeviKaique) June 24, 2021
GATILHO: RACISMO
É absurda e criminosa a maneira com que a Camilla de Lucas é vítima de racismo na internet por ser uma mulher negra que gosta de usar perucas.
Sinto muito, Camilla. Você não merece nada disso! O racismo é um sistema que tem nos violentado há mais de 500 anos. pic.twitter.com/enzDhrJily
— Ana Flor (@Tdetravesti) June 24, 2021
Reforçamos aqui todo o nosso apoio e solidariedade a Camilla! <3