Calcinha apertada causa estria?

Pior que pode causar, sim. As estrias são resultado do rompimento das fibras elástica da pele. Imagine um elástico. Estique esse elástico além da sua capacidade. Você já reparou que nessas circunstâncias o elástico volta pro lugar meio frouxo, com umas partes meio rompidas. É mais ou menos isso que acontece com a nossa pele.
Essas fibras costumas se romper na adolescência, quando a gente cresce demais e de uma vez, durante a gravidez ou em pessoas que engordam muito. Mas movimentos bruscos, atividades que exigem muito estiramento da pele e roupas muito apertadas também podem colaborar para esse estiramento da pele, favorecendo o aparecimento de estrias.
Mas tudo depende muito do seu tipo de pele, da sua herança genética principalmente: fibras muito flácidas ou muito duras se rompem com mais facilidade.
Para evitar (nem sempre é possível…) recomenda-se manter a pele bem hidratada (elástico seco estraga mais facilmente, né?), bebendo muita água e usando bons hidratantes.
E o melhor mesmo é prevenir porque, depois que elas estão lá, é bem difícil tratar. Existem alguns tratamentos, como aplicação de ácidos ou dermoabrasões, que buscam aumentar a produção de colágeno no local da estria, mas, além de ser caros, eles só disfarçam, nunca acabam com o problema.
Um saco, né? Eu mesmo sou cheia (mesmo!) de estrias. Mas quer saber? A gente acaba se acostumando. Não vale a pena (mesmo!) deixar de fazer nada por causa delas.
Um beijo!!!