Continua após publicidade

Bantu knots: aprenda mais sobre o penteado com coquinhos e veja como fazer

Superversátil, ele pode ser usado de diferentes estilos e funciona também como texturizador para os cachos

Por Thais Varela Atualizado em 9 out 2020, 12h09 - Publicado em 9 out 2020, 11h54
colecao-roupas-capricho-marisa
Divulgação/CAPRICHO

O bantu knots é um penteado superversátil para estilizar os cabelos. Além de poder ser feito de diferentes formas (os coquinho podem vir acompanhados de tranças, desenhos nas divisões e acessórios), ele também pode ser usado para texturizar os cachos e ainda funciona como uma opção para quem está passando pela transição capilar. Seu nome faz referência há centenas de grupos etnolinguísticos do continente africano e sua origem é muito antiga, se tornando uma tradição cultural e um símbolo da cultura afro.

Os coquinho se encaixam na categoria de penteados protetivos, que preservam os fios da ação de elementos externos, como vento, sol e chuva, deixando-os mais protegidos e menos sucetíveis à quebra e ao ressecamento. Para muitas garotas negras, ele também pode trazer lembranças carinhosas de cuidados de suas mães, pais, avós e outras figuras importantes de suas infâncias, que torciam seus fios para fazer os bantu knots quando eram menores.

Para a afrohairstylist Jacy July, o bantu knots desperta exatamente esse sentimento: “Eu trago esse penteado desde a minha infância, acho que foi uma herança da minha mãe pra gente, ele mostra esse cuidado das mães com os filhos. Ela fazia os coquinhos para poder lidar com o nosso cabelo, porque antigamente, a gente sabe, existia quase uma obrigação de alisar o cabelo crespo; e como ela não tinha dinheiro para relaxar nossos fios, foi um dos jeitos que ela encontrou para cuidar deles.”

View this post on Instagram

E aí gente, sobre os penteados protetores nessa quarentena, qual é o seu preferido? 🥰 Eu adoro os twists e o afropuff pra ficar em casa, mas pra dar close eu amo esses coquinhos demais 🥺💛 #OndeJacyViu #cabelocrespo #bantuknots #afro

A post shared by J A C Y J U L Y (@jacyjuly) on

A cabeleireira ainda explica que, em sua vida adulta, ressignificou o visual: “Eu olhei para ele e o vi como uma potência de penteado. Até o meu próprio cabelo crespo eu tive que aprender a encarar de uma forma diferente, porque existe esse jeito estereotipado que ele nos é apresentado, como se fosse uma coisa negativa. Eu acho muito incrível usar o bantu knots para resgatar nossa cultura e mostrar para as pessoas que existem outras formas de cuidar dos cachos sem ser alisando, sem ser pelo auto ódio.”

Continua após a publicidade

Estiloso, o visual com os coquinhos pode ser explorado de inúmeras formas e por diferentes comprimentos de cabelo. Nos anos 1980 e 1990, o bantu knots fazia muito sucesso no street style e, hoje, várias celebridades – de Yara Shahidi à Rihanna e Beyoncé – apostam nele.

Yara Shahid em um evento na Califórnia, em 2018 Axelle/Bauer-Griffin/FilmMagic/Getty Images

Como fazer o penteado

Com os fios limpos e úmidos, comece a dividi-los em mechas de espessura similar usando o cabo de um pente fino ou um palito. É importante que o cabelo não esteja encharcado, pois, como ele será torcido e enrolado, pode acabar danificado no processo. “Na hora de criar as divisões, as opções de estilos são infinitas”, explica Jacy. “É possível fazer desenhos de estrelas, círculos, triângulos… O que a pessoa preferir”.

Você pode aplicar creme de pentear, óleo ou gel (dependendo do efeito que deseja) nos fios para auxiliar na execução do penteado. Em seguida, torça as mechas delicadamente e comece a enrolá-las em pequenos coquinho. Vale dizer que até os próprios coques podem ser estilizados, um exemplo são as tranças e acessórios. Prenda o cabelo com elásticos de sua preferência, que podem ser desde os fininhos de silicone até opções maiores e coloridas.

Bantu knots: saiba mais sobre o penteado com coquinho e como apostar nele @juliarodrigues2 / @whitneymadueke/CAPRICHO

Para texturizar os cachos

Se a ideia for utilizá-lo como texturizador, o passo a passo é o mesmo. Depois de finalizar a execução do penteado, é preciso esperar que os fios sequem. Uma alternativa é dormir com os bantu knots de um dia para o outro, outra opção é usar o secador para acelerar esse processo. Na hora de dormir com os coquinho, coloque uma touca ou lenço de cetim para diminuir o atrito do cabelo com o travesseiro, pois as fronhas de algodão acabam absorvendo a água das mechas e retirando sua hidratação, o que as deixa ressecadas e pode acabar enfraquecendo-as. Outra opção é apostar na fronha de cetim.

Após os fios estarem completamente secos, desfaça os coques usando os dedos para modelar os cachos como desejar. Use um óleo finalizados para ajudar nesse processo e também para adicionar brilho extra ao cabelo. Para quem está passando pela transição capilar, o bantu knots pode funcionar como um penteado estiloso e também ajudando a modelar a parte das mechas que ainda está alisada.

Gostou da ideia? Vai apostar nos bantu knots?

*Quem deu as informações para essa matéria: Jacy July, hairstylist especialista em cabelo afro.

Publicidade