Axilacare: ele já faz parte do seu dia a dia?
Da escolha do desodorante ao método de depilação, revelamos todas as dicas para o cuidado com suas axilas
Apresentado por
DoveA gente fala tanto no skincare que corre o risco de deixar o axilacare de lado. E esse cuidado, acredite, é fundamental para manter a saúde, higiene e beleza da região. Isso porque essa parte do corpo, tão abafada, é o ambiente ideal para a proliferação de bactérias. Para completar, a pele é superdelicada e fina, e qualquer agressão, seja o uso de uma roupa de tecido mais áspero ou até a depilação, pode trazer incômodos. E, fala sério, ninguém quer ficar com a pele dessa área irritada, escurecida ou maltratada, certo?
Justamente para falar sobre esse assunto tão importante, o antitranspirante Dove, aquele da tampinha azul que a gente ama porque é o único que cuida, protege e repara desde o primeiro uso, traz a websérie “+A(xila) com Maisa”.
Ao longo dos três episódios – que estão no ar no YouTube –, a atriz recebe as convidadas Klara Castanho, Grag Queen e Clara Moneke para tratar de cuidado, proteção e reparação, nos diferentes momentos da vida de cada uma. Nesse bate-papo divertido, elas compartilham suas rotinas de autocuidado, falam sobre autoestima, beleza, axilacare e contam histórias inusitadas cheias de segredos, empoderamento, resiliência e companheirismo.
Na conversa com Klara Castanho, por exemplo, as atrizes revelam que não abrem mão da hidratação da pele e destacam a importância do axilacare. “Na nossa rotina, usamos roupas que não são nossas e nem sempre temos tempo para ficar retocando constantemente o desodorante entre as gravações. Por isso é bom ter um que cuida, hidrata e protege”, lembra Klara.
A atriz Clara Moneke reflete sobre o tema: “Quando falamos de autocuidado, acredito que falamos de autoamor, e eu, como mulher negra, entendo que precisamos de mais pessoas abraçando temas como esses”. Para continuarmos no assunto sobre autoestima e cuidado, confira mais dicas!
5 dicas para um axilacare eficiente
1. Higiene é fundamental. É importante lavar muito bem as axilas, com água morna ou fria (a quente pode ressecar a pele) e sabonete com pH neutro, para remover impurezas e o excesso de antitranspirante. Lembre-se de secar com capricho a região.
2. Procure fazer esfoliação uma vez por semana, para remover produtos acumulados, as células mortas e evitar que os pelos encravem. Você pode usar uma bucha vegetal ou um esfoliante suave.
3. Aproveite a chegada do verão para usar roupas fresquinhas, sem mangas e com tecidos leves, de fibras naturais, como algodão, para deixar suas axilas livres. Aliás, durante todo o ano, vale evitar roupas muito apertadas e tecidos sintéticos, que aumentam a transpiração, abafam e agridem a área. O resultado? Além do terrível cecê, podem surgir foliculites (os dolorosos pelos encravados) ou, até mesmo, escurecer a pele.
4. Se você prefere deixar os pelos das axilas no tamanho natural, capriche ainda mais na higiene, pois a evaporação do suor se torna mais difícil e a chance de desenvolver mau odor é maior. Caso opte pela depilação, anote as dicas para cada método: com lâmina, atenção para não provocar microcortes, que podem inflamar e deixar a pele hiperpigmentada (manchada), além do risco de foliculite se a lâmina estiver gasta. Com cera, cuidado com a temperatura para não se queimar nem manchar a pele, enquanto os cremes depilatórios podem causar irritações – faça o teste de tolerância ao produto espalhando-o numa área pequena antes da aplicação. E, depois da depilação, aplique hidratantes e produtos calmantes e evite se expor imediatamente ao sol.
5. E, como Klara Castanho diz na websérie, é fundamental contar com um desodorante que deixa a gente mais segura e protegida. Nesse quesito, Dove Desodorante Original, o famoso da tampinha azul, é um grande aliado. Feito com um quarto de creme hidratante, ele cuida, protege e repara, desde o primeiro uso, mantendo a região protegida por até 72 horas.
“A tecnologia de Dove permite a inclusão de mais ingredientes de cuidado para a pele, como o óleo de girassol, rico em vitamina E, que auxilia na recuperação da área caso esteja irritada. Isso tudo associado a uma fragrância icônica, que é ao mesmo tempo suave e de longa duração, para proteger do mau odor e da transpiração”, contam Rachel Crisol, gerente de desenvolvimento de produtos, e Alessandra Rebouças, coordenadora de desenvolvimento de produtos.
Dove, da tampinha azul, sempre respeita a pluralidade de axilas, para nos deixar livres de qualquer inibição. <3