As dicas certeiras para manter o seu cabelo lindo na praia

É possível, sim, deixar os fios hidratados e com brilho no verão! Adote dicas e veja os produtos ideais para passar ilesa pelos danos mais comuns da estação

Por Da Redação Atualizado em 17 ago 2016, 18h14 - Publicado em 1 jan 2016, 15h50

Hora de atualizar o nécessaire!

O principal aliado do verão precisa de uma versão específica para o cabelo também, por isso é superimportante acrescentar o leave-in com protetor solar na sua rotina de beleza. O produto ainda evita que os fios fiquem ressecados e quebradiços – e impede o desbotamento da cor e a perda do brilho. Aplique-o antes de sair de casa e reaplique sempre que sair da água.

Para intensificar os cuidados, invista nas linhas de xampu e condicionador para o verão, que costumam conter uma fórmula mais hidratante e protetor solar na composição.

É normal que os fios fiquem mais expostos às agressões externas nessa época do ano. Por isso, vale reforçar a hidratação substituindo o condicionador pela máscara de tratamento pelo menos uma vez por semana. Fique de olho na embalagem: para intensificar a nutrição e os cuidados com os cabelos quebradiços, dê preferência para as fórmulas com queratina. Fios opacos necessitam de componentes superhidratantes, como a manteiga de karité. Já os ressecados pedem uma dose extra de colágeno e óleo vegetal.

Quando estiver na praia…

Para evitar que os fios fiquem ressecados e que a ação da radiação solar seja ainda maior, enxágue o cabelo com água doce sempre que sair do mar. E lembre-se de reaplicar o leave-in!

Na hora de pentear o cabelo molhado, use pentes largos de madeira para evitar a quebra. Aproveite também para investir em bonés, lenços e chapéus que, além de ajudarem na proteção dos fios e do couro cabeludo, ainda dão personalidade ao look. Ah, mas deixe para colocá-los quando o cabelo estiver seco, ok!?

Prender o cabelo molhado pode deixar a raiz dos fios mais fracas e estimular a quebra. Isso sem contar que pode levar ao surgimento de fungos e caspa. Melhor evitar!

Em casa

Aproveite o calor para enxaguar os fios com água fria . Água quente resseca o cabelo e pode aumentar a oleosidade no couro cabeludo.

Continua após a publicidade

Aposte na água termal! Borrife o produto, rico em sais minerais, nos fios para hidratar, diminuir o frizz e aumentar o brilho. Dá para aplicá-lo tanto no cabelo seco quanto úmido.

Cuidados específicos

– Os cabelos tingidos tendem a ficar mais danificados no verão, por isso merecem atenção redobrada! Aposte em fórmulas específicas para fios com coloração e faça hidratações semanais. Dê preferência para máscaras com aminoácidos e queratina. E lembre-se: o efeito da tintura, com cor intensa e brilho, tende a durar mais em cabelos hidratados.

As loiras ainda têm a opção de investir nos xampus roxos uma vez por semana ou a cada quinze dias. Vale tomar cuidado para não deixar o produto no fio por mais tempo do que o recomendado na embalagem, já que o pH alto pode acabar ressecando o cabelo. Aproveite para investir nas máscaras coloridas também!

– É normal que o cabelo cacheado necessite de mais hidratação do que os fios lisos, já que o formato dele dificulta a chegada dos nutrientes até as pontas. Para reforçar os cuidados, você pode misturar um pouquinho do seu creme de hidratação com o seu leave-in e aplicar nos fios ainda úmidos. Invista nas máscaras com óleos, que costumam ser mais nutritivas e são ideais para este tipo de fio. Produtos com óleos de macadâmia, argan e abacate vão ajudar a deixar os cachos mais macios e definidos.

– O ideal para as meninas que tem o cabelo alisado é alternar duas formas de tratamento, intercalando máscaras reconstrutoras e nutritivas para manter o efeito por mais tempo e balancear o pH dos fios.

Percebeu que a oleosidade aumentou? Tente usar dois xampus diferentes: um neutro na raiz e um hidratante no comprimento. E evite passar os produtos de limpeza profunda com frequência, já que, mesmo tendo uma hidratação natural maior, os fios também estão mais expostos às agressões externas.

E aí, gostou das dicas?

Continua após a publicidade
Publicidade