Anvisa proíbe 3 tipos de implante de silicone após empresa anunciar recall

Uso estaria relacionado ao aumento do risco de desenvolvimento de um tipo raro de câncer

Por Da Redação 26 jul 2019, 11h10

A Allergan anunciou recentemente o recolhimento mundial de algumas versões de implante de silicone. A medida foi tomada depois de uma recomendação do FDA (Food and Drug Administration, agência norte-americana de fiscalização e regulamentação de alimentos e remédios), que relacionou o uso de tais produtos ao aumento do risco de desenvolvimento de um tipo raro de câncer conhecido como linfoma anaplásico de células grandes associado a implantes de seios (BIA-ALCL, sigla em inglês). Nesta sexta-feira (26/7), a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) suspendeu a venda, comercialização e distribuição dos itens.

implante-de-silicone
Rawpixel/Getty Images
  • O recall se refere a próteses mamárias e expansores de tecido texturizados BIOCELL – os expansores são utilizados em técnicas de reconstrução. [Eles] não serão mais distribuídos ou vendidos em nenhum mercado onde estão atualmente disponíveis. A partir de agora, cirurgiões não devem mais utilizar as próteses e expansores de tecido mencionados e todos os produtos em estoque devem ser devolvidos à Allergan”, diz o comunicado oficial.

    Em seu site, a empresa disponibiliza um telefone de contato e coloca as informações sobre os itens que devem ser recolhidos. “Aconselhamos os pacientes a falarem com seus médicos sobre os riscos e benefícios do seu tipo de implante, caso tenham alguma preocupação. Importante ressaltar, o FDA e outras autoridades sanitárias não recomendam a remoção ou substituição de implantes mamários ou expansores de tecido texturizados BIOCELL em pacientes assintomáticos“, continua o informe.

    Segundo as orientações, o câncer em questão é extremamente raro, mas é importante que as pessoas sempre fiquem atentas a inflamações, inchaços, dores ou a qualquer outra alteração na mama. Instruções semelhantes foram dadas em um comunicado da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica: “Não há motivo para pânico nem necessidade de retirada, se não há sintomas. Todas as pacientes portadoras ou não de implantes mamários devem promover periodicamente os exames rotineiros de prevenção, seguindo as mesmas orientações médicas habituais.”

    CAPRICHO/Dedoc

    O FDA diz em seu site que, até 6 de julho, recebeu 573 relatórios nos Estados Unidos e no resto do mundo de incidência de linfoma anaplásico de grandes células relacionado a implantes de seios. A doença é um câncer de sangue que afeta os linfócitos, que são unidades de defesa do nosso corpo.

    A proibição da Anvisa se refere aos seguintes produtos:

    – Natrelle Expansor Tissular Texturizado e Acessórios Allergan (lotes a partir de 25/7/2014)
    – Natrelle Implante Mamário Texturizado Allergan (todos os lotes)
    – Natrelle Implante Mamário Texturizado Duplo Lúmen e Acessórios Allergan (todos os lotes)

    Caso você tenha silicone e não conheça as informações técnicas de sua prótese, como marca, modelo e referências de fabricação, seu médico ou o hospital em que fez a cirurgia podem ajudar.

    Vale ressaltar que a Allergan já havia parado de vender implantes texturizados BIOCELL na Europa e no Canadá. Em abril, a França proibiu o uso de implantes texturizados de seis fabricantes.

    Continua após a publicidade
    Publicidade