Continua após publicidade

Afinal, como funcionam produtos de beleza que mudam de cor?

Entenda a ciência por trás de batons, blushes e bases que reagem de acordo com o pH da pele

Por Da Redação Atualizado em 29 out 2024, 18h01 - Publicado em 19 dez 2023, 11h12

Os produtos de beleza que mudam de cor fizeram muito sucesso em 2023. O gloss preto que deixa um tom rosado nos lábios e o blush transparente que revela um rosa suave foram os grandes queridinhos do ano, tanto do público nas redes sociais como das marcas que apostaram nesses lançamentos. Mas, afinal, como funciona mesmo a ciência por trás dessa ~mágica~?

pinkverse-site-ch-merch-1
Conheça a coleção da make da CAPRICHO + Jequiti! Arte/CAPRICHO

A CAPRICHO conversou com Karina Soeiro, mestre em ciências farmacêuticas pela USP e consultora em desenvolvimento de dermocosméticos, que explica que a mudança da cor acontece de acordo com o pH da pele de cada pessoa. “O produto possui um corante sintético, composto por ácidos bromosos, que permite mudar completamente sua cor quando entra em contato com o pH dos lábios“, afirma.

Ou seja, devido às variações do pH do lábio, que já é ligeiramente ácido, a tonalidade final é única para cada indivíduo. E essa exclusividade é o que tem despertado tanto interesse dos consumidores e feito os produtos viralizarem na internet. “Essa sensação personalizada tem sido a chave do sucesso desses produtos no mercado de beleza, e sua popularidade tem se expandido para outros itens de maquiagem, como blushes e até mesmo bases”, analisa Karina.

Continua após a publicidade

Os blushes que mudam de cor também seguem o mesmo princípio dos batons e glosses, pois são ompostos por um corante que é rico em ácido bromoso. Conforme o pH que o blush é exposto, é traduzida uma cor diferente. 

@ane.dantas

Testando tattoo gloss Karen Bachini. 💕 @Karen Bachini #tattoogloss #karenbachini #karenbachinibeauty #maquiagem #gloss

♬ som original – Anne ✨

@angelic4silv4

NOVO tattoo gloss de @Karen Bachini 🖤✨ #glosstint #karenbachinibeauty

♬ som original – Angélica Silva

“Quando o pH é mais ácido, a cor tende a ser mais neutra, enquanto um pH mais alcalino resulta em uma tonalidade mais colorida ou um rosa mais vibrante. Dado que o pH da pele geralmente é ácido, ao aplicar um blush que contenha ácido bromoso, inicialmente com uma cor qualquer, ou quase incolor, ele reage ao entrar em contato com o pH ligeiramente ácido da pele. Esse processo resulta na manifestação do tom rosado que é perceptível ao utilizar esse tipo específico de produto”, completa a especialista.

Continua após a publicidade

Entre os últimos lançamentos que trazem essa tecnologia, temos o blush líquido da coleção da Quem Disse, Berenice? com Guaraná (R$ 39,90*), que até dividiu opiniões por entregar um efeito extremamente natural e uma textura ‘melada’, e o gloss labial Tattoo da Karen Bachini Beauty (R$ 45*).

@_yasmin.amorim

Chocada com essa collab @Quem Disse, Berenice? E @guarana #makeup #qdbguarana

♬ som original – YAS AMORIM

@itskevinlopes

BLUSH VERDE DA QUEM DISSE E GUARANÁ, QUE ISSOOOOO? 🤢🤢🤢 . . . . . ib: @さゆり🌹 . . . . . . . #maquiagem #tutorialdemaquiagem #desafiodemake #fy #sephora #makeup #batom #resenha #fyp #tutorial #shein #sheglam #shopee #desafiodemaquiagem #quemdisseberenice #guarana

♬ som original – Kevin Lopes

E aí, você gosta desse tipo de produto? Já testou algum que deu certo na sua pele? Queremos saber!

Continua após a publicidade

*Preços consultados em 19 de dezembro de 2023. Sujeitos a alterações. As compras feitas através destes links podem render algum tipo de remuneração para a Editora Abril.

Publicidade