Adolescente pode malhar?
Pode. E deve: exercício físico traz bem-estar, fortalece os ossos, os músculos o coração, ajuda a manter a forma e previne doenças. Mas, como nessa fase o corpo está em pleno desenvolvimento, é preciso tomar alguns cuidados. O principal deles diz respeito à musculação. É que essa atividade pode exigir muito dos músculos e dos […]
Pode. E deve: exercício físico traz bem-estar, fortalece os ossos, os músculos o coração, ajuda a manter a forma e previne doenças.
Mas, como nessa fase o corpo está em pleno desenvolvimento, é preciso tomar alguns cuidados. O principal deles diz respeito à musculação. É que essa atividade pode exigir muito dos músculos e dos ossos e acabar desviando o foco do crescimento. Além disso, enquanto está crescendo, o corpo fica mais exposto a lesões.
Antes de ficar menstruada, os riscos são maiores. Nesse caso, o melhor é optar por atividades com pouco peso que, como ginástica localizada ou musculação feita com pouca carga, que valorizem a resistência (músculos fortes e definidos) e não o aumento exagerado da musculatura (chamado de hipertrofia).
Depois da menstruação, já dá pra pegar um pouco mais forte. Mas exercícios que trabalham com muita carga devem sempre ser supervisionados por um especialista. Se você pretende se matricular em uma academia, fique de olho se o lugar tem bons instrutores e se o treino vai ser feito especialmente para você.
Essa foi para a Gabriela, que quer aproveitar o finalzinho das férias para começar a fazer ginástica. A mesma intenção da Julia, da Rochelle e da Juliana, que querem começar a malhar em casa.
O que vocês acham dessa ideia? Alguma de vocês faz (ou gostaria de fazer) ginástica em casa?
Aguardo as respostas! Beijo!