9 dicas de make do livro do Ramon Amorim, maquiador da Larissa Manoela

Agora em janeiro, chega às livrarias o Maquiagem Teen. A CH já leu - e separou truques incríveis para você!

Alô, alô, fãs do universo da beleza! Este mês, acontece o lançamento do livro Maquiagem Teen, do beauty artist Ramon Amorim, pela editora HarperCollins Brasil. O profissional já foi responsável por looks de famosas como Maisa Silva, Lívia Inhudes, Heslaine Vieira – e sempre acompanha a Larissa Manoela.

maquiagem-teen-livro-ramon-amorim Capa do livro Maquiagem Teen, do Ramon Amorim

Capa do livro Maquiagem Teen, do Ramon Amorim (Foto/Divulgação)

São mais de 100 páginas com muita informação sobre maquiagem e cabelo! Pra completar, o Ramon também fez alguns tutoriais dos makes das celebs com quem trabalhou. É um mais poderoso que o outro, miga!

A CAPRICHO já leu o livro inteirinho e, a seguir, selecionou 9 dicas de maquiagem simples e certeiras, que vão te ajudar em todas as ocasiões. Vem ver!

1. Primeiro passo
Para o expert, antes de pegar qualquer produto, você precisa se conhecer. O que quer dizer parar, se olhar no espelho e descobrir suas características mais marcantes e únicas. Porém não para por aí! “Enquanto você faz essa análise, que tal olhar para dentro também? Estou falando sobre descobrir sua personalidade, do que você realmente gosta, o que faz seus olhos brilharem de verdade. Porque isso também vai se refletir nas suas escolhas de estilo. E, quanto mais espaço houver para você expressar sua autenticidade, mais você será a sua melhor versão“, diz. Falou tudo!

2. Escolhendo a base
Está aí um assunto que gera dúvidas! Entre outras dicas, Ramon ensina o melhor jeito de encontrar a sua cor: “Nunca teste no pulso, no dorso do braço, na mão… O ideal é passar um pouco do produto entre a região da orelha e o canto da boca (a gente chama de região mandibular) e espalhar até o tom ficar o mais próximo possível da sua pele, ou seja, quando ele praticamente sumir”, recomenda. Ah, conferir o resultado na luz natural também ajuda.

3. Faça render!
É verdade que o nível de cobertura das bases disponíveis no mercado varia. Enquanto umas são levinhas, outras ficam bem ~reboco~ mesmo. Para o maquiador, quanto mais natural estiver a pele melhor, por isso ele recomenda que a gente faça diferentes usos da base dependendo da ocasião. “No dia a dia, você usa uma camada fina, que vai dar um efeito legal, mas levinho. E, se um dia precisar de uma cobertura mais intensa, é só passar mais produto, ajustando a textura até conseguir o efeito desejado, ok? Vale a pena procurar um produto com filtro solar”, explica. Anotado!

4. Aplicando o corretivo
Se sua pele é muito oleosa, eu sugiro usar esponjinha ou pincel, porque a temperatura da pele pode interferir na consistência do corretivo. Ele vai acabar ‘derretendo’, e sua duração e seu efeito ficarão comprometidos. Do contrário, você pode escolher qual ‘ferramenta’ usar”, diz o Ramon. Ele ainda lembra de um outro detalhe muito importante: em vez de espalhar o produto, o melhor é depositá-lo na pele com batidinhas leves. Aposte em camadas finas também.

5. Ops, espinhas!
Se não quiser, você definitivamente não precisa camuflar suas espinhas com maquiagem. Porém, caso queira, que tal investir no truque do profissional? Bom, a base sozinha já garante um efeito legal e, para uma cobertura maior, ele indica os corretivos coloridos. “Se você tem a pele clara e as espinhas são avermelhadas, use o corretivo verde. Já se é mais morena ou negra e as marquinhas têm um tom arroxeado, vá de laranja. Aplique somente sobre a marquinha, com um pincel fininho e suaves batidinhas, para não ficar marcado e nem espalhar pela área ao redor”, explica.

6. Treine, treine e treine
“Se você ainda não é fera no delineador, na máscara, no esfumado, relaxa: é assim mesmo! O segredo é praticar bastante na frente do espelho, se permitir errar, experimentar e descobrir todas as possibilidades dos produtos, das cores dos pincéis. Esse processo é uma delícia e muito divertido!”, conta o Ramon.

7. Alguém aí usa óculos?
O livro tem um espaço inteiro dedicado ao assunto. “Para fazer o make, você tira os óculos, claro. Mas, antes de avançar para o próximo passo, vá colocando o acessório para checar se tudo está do jeito que você quer. Pode ser que seja necessário acrescentar mais sombra, acentuar o côncavo, esfumar mais etc. Faça esse teste a cada passo antes de finalizar a produção”, recomenda. Além disso, o expert tem um segredinho para aquela área em que os óculos encostam no nariz, sabe? “Se você carregar essa área com muita maquiagem, corre o risco de craquelar ou mesmo derreter. Então, aplique o mínimo possível, quase nada, de base e pó na região“.

View this post on Instagram

Só no carão com @liviainhudes 😜🤔👌🏻✌🏻️

A post shared by Ramon Amorim (@ramonamorimoficial) on

8. Atenção, asiáticas!
Sua ideia é criar a marcação no côncavo? Bora lá! Ramon indica que você invista em sombras escuras, como o marrom, e pincel de esfumar. “Os delineados tipo gatinho também valorizam o formato [dos olhos]“, sugere. 

9. Se joga!
E, para terminar, aquela mensagem que vai te deixar com vontade de pegar o nécessaire agora: “Não importa a cor da sua pele, o formato do seu rosto, o seu tipo de corpo, a textura do seu cabelo e nem o seu jeito de se vestir. A verdade é que todo mundo pode, sim, ousar, experimentar, aprender, brincar e se divertir muito na hora de montar o próprio visual. Acredite: quanto mais você for fiel a você mesma, ao que gosta e ao que faz seu coração vibrar, mais linda será“.

Curtiu as dicas? Lembre-se de que no livro tem muito mais!

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s