100 anos das franjas: Veja a trajetória do corte de cabelo
Curtinha, desfiada ou bem escovada. São vááários estilos que podem servir de inspiração para você na próxima ida ao salão!
No cabelo, o poder da franja é incontestável, né? Afinal, ela é capaz de desenhar o nosso rosto, disfarçar alguma espinha na testa, e, até dar um up no visual. Você, também, pode prendê-la, deixar soltinha, escovada ou desfiada, tanto faz. Ou seja, mega-versátil!
De acordo com o site da Allure, já são 100 anos de história (e looks) para nos inspirarmos na hora de dar um pulinho no cabeleireiro.
A publicação, aliás, fez um vídeo para contar um pouquinho da trajetória da nossa ~amiga~. Olha só:
Deu para sentir a moral, hein? Por exemplo, em 1920, Irene Castle foi responsável por difundir nos Estados Unidos o corte Dutch Boy. O intuito do hairstyle? Desafiar a visão de beleza da sociedade. Eita! A atriz Katie Holmes usou as madeixas assim por um tempinho.
Em 1930, o look do momento era a Baby Bangs. As franjas eram bem curtinhas, às vezes enrolada, e, deixada de ladinho. A atriz Lizzy Caplan já apostou neste visual.
Dez anos depois, em 1940, o cabelo tendência era a franjinha Bumpers, cuidadosamente esculpidos em rolos fofinhos e presa com grampos. Aliás, é comum ver este penteado até os dias de hoje, né? Katy Perry desfilou com a técnica algumas vezes.
Nos anos 50, boa parte das mulheres queriam um cabelo igualzinho o de Audrey Hepburn! A diva inspirou até um corte de cabelo, o Gamine Bang. A franja desfiadinha era considerada chiquérrima.
Na época de 1960, outro corte fez todas as girls pirarem, viu? O Pixie Cut tinha a franja tããão curtinha que sequer aparecia. Lembra quando a Emma Watson usou o hair?
Em 1970, a musa da vez era a ex-pantera Farrah Fawcett. O cabelo era uma franja em camadas, bem extravagante e com volume. Sabe quem é fã deste hair? A socialite Paris Hilton!
Nos anos 80, o boom da época aconteceu por conta de Christina Applegate. A atriz, que na época era a queridinha da América, usava uma franja/topete, bem armado e cheeeeeeio de spray.
Não tinha para outra pessoa: em 1990, tudo (T-U-D-O) era sobre Rachel Green, de Friends. A personagem, inclusive, deu vida para um dos cortes mais famosos daquela década. Ah, e se você acha que a Jennifer Aniston curtia o cabelo, que nada! A atriz já declarou mais de uma vez que odiava o penteado.
Na virada do século, anos 2000, a franja tendência foi chamada de Retro Bang. A franjinha é reta, espessa e bem escovadinha. Uma das responsáveis pelo boom deste cabelo foi a atriz Zooey Deschanel. Em 2007, Kate Moss também investiu no estilo.
Finalmente, chegamos a 2016! E, segundo a Allure, o corte que marcará este ano é o Lob, aquele chanel na altura dos ombros. Desta vez, a franjinha aparece dividida ao meio e deixa a mostra um pedaço da testa.
E aí, qual é o seu estilo favorito?