It Girls

 itgirls

11
09/2012

#ColunadaGi: 6 passos para criar um blog de moda que tem tudo para bombar!

Categorias: #ColunadaGi - Por Giovanna Ferrarezi, em 11/09/2012 às 21:11

blog-abre

Foto: Giovanna Ferrarezi

Depois que criei o Radioactive Unicorns, muitas meninas começaram a me perguntar a fórmula de sucesso de um blog de moda. Como não é uma pergunta tão simples (e como não existe uma fórmula para isso), resolvi fazer um post aqui com alguns passos que podem facilitar sua vida e ajudar o seu blog de moda a bombar! Bora ver?

Passo 1: O nome

giovanna-blog-lettering

Letterings de Erik Marinovich e Dominique Falla

Na hora de criar seu blog, tente imaginar o nome, o tema e a identidade visual como um conjunto. Na minha opinião, você deve sim se preocupar em criar um nome fácil de ser lembrado, mas o mais importante é que ele tenha a ver com você e que combine com o layout do blog: um deve reforçar o outro, trazer a mesma ideia.

Dica top: usar palavras que são bastante procuradas no Google no próprio nome do blog já é uma boa maneira de promover a página. Para descobrir quais são, cheque o Google Adwords! ;)

Passo 2: Identidade visual

giovanna-blog1

Foto: Reprodução

Sabe quando você compra um produto pela embalagem bonitinha? Com sites funciona da mesma maneira, por isso deixe seu blog bem organizado e de fácil leitura. Criar um logo e um layout bacana não é tão fácil assim. Você pode optar por contratar um webdesigner, pedir ajuda pra algum amigo que mande bem no Photoshop ou então se aventurar nos tutoriais e aprender a fazer você mesma!

Dica top: é muito legal ter uma marca registrada dentro do seu blog, assim os leitores vão sempre lembrar dele quando se depararem com imagens semelhantes por aí (no meu, por exemplo, é o unicórnio!).

Passo 3: Pense no conteúdo

giovanna-blog-conteudo

Foto: We Heart It

Já escutaram a frase “nada se cria, tudo se reinventa”? Com os blogs de moda não poderia ser diferente: os assuntos são sempre os mesmos, o que deve mudar é a sua interpretação. A maneira como você vai se comunicar com o leitor é o que vai diferenciar seu blog. Seja direta, descontraída, e sempre você mesma! MUITO cuidado com o português: na dúvida, consulte o dicionário.

Dica top: a frequência das postagens é superimportante para conquistar leitores! O ideal é atualizar todos os dias, mas se o tempo estiver curto, coloque uma meta de pelo menos 4 posts por semana.

Passo 4: As imagens

giovanna-blog-imagens

Fotos: Marina Sampaio e Luciano Ferrarezi

Fala sério, quem nunca entrou em um blog de moda pra ficar babando nos looks do dia e nem prestou atenção no texto? Acho que 90% dos leitores do blog acabam fazendo isso no final, por isso as imagens (de boa qualidade) são muuuito importantes!

Dica top: use imagens do mesmo tamanho em todos os posts, sendo elas fotos tiradas por você mesma ou as que você encontra na internet. Isso dá uma cara organizada à página e valoriza muito o blog! Ah, e a dica também vale para os vídeos. Pra dar um up nas suas fotos, vejas dicas de fotografia que dei aqui.

Passo 5: Produzir mais do que reproduzir

giovanna-blog-diy

Fotos: Leonardo Azevedo

Na maioria das vezes, produzir conteúdo acaba fazendo mais sucesso do que reproduzir: tirar fotos dos seus looks, do look dos outros na rua (uma sessão de streetstyle no blog é demais!), fazer os DIY’s, mostrar como foi sua balada no final de semana, enfim… vira meio que um Big Brother da moda, e todo mundo adora BBB, né? hahaha

Dica top: você pode criar uma seção fixa com uma habilidade específica que você tenha (ensinar make, a desenhar, customizar roupas…), e assim pode virar até referência no assunto!

Passo 6: Mídias sociais

giovanna-blog2

Foto: Dedoc/CAPRICHO

Mais da metade das visitas do meu blog vêm do Facebook e do Twitter, e quando reparei nisso, comecei a me dedicar mais à divulgação nessas redes. É importante criar uma fanpage pro seu blog e divulgar os posts que vão saindo no seu blog durante o dia. A mesma coisa para o twitter!

Dica top: é bem melhor divulgar seus posts nesse espaço que é só dele do que sair postando na página de todo mundo o link do seu blog, o que é muito muito chato.

Quem aí tem um blog de moda e vai aproveitar pra dar aquele up com as dicas? E quem não tem e ficou morrendo de vontade de criar um? Espero que tenham gostado das dicas!

Beijos beijos

Leia também

Comente!

Sobre o blog

O lugar de garotas cheias de atitude e que arrasam no estilo. Perfis inspiradores de meninas comuns que são cheias de atitude e estilo.

Websérie It Girls 2

  • Episódio 1 Episódio 1
  • Episódio 2 Episódio 2
  • Episódio 3 Episódio 3
  • Episódio 4 Episódio 4
  • Episódio 5 Episódio 5
  • Episódio 6 Episódio 6

Participe do It Girls!

Quer mostrar seu estilo aqui no blog? Preencha a ficha de inscrição abaixo!

* Campos obrigatórios

Nome completo:*


Data de nascimento:*


Cidade/Estado:*


E-mail:*


DDD:*

Telefone:*


Foto:*



Redes sociais: (twitter, facebook, flickr, tumblr, lookbook, Orkut, blog...):


Quem é, pra você, uma mulher/garota de atitude?:*


O que você cosutma fazer no seu tempo livre:*


Conte pra gente qual foi a última coisa ousada que você fez!:*


Defina seu estilo:*


Que item de roupa, make ou acessório você considera indispensável?:*


Quais são as suas bandas e seriados favoritos?:*


Quais sites você visita sempre?:*


Em quais lojas você costuma comprar?:*


Enviar

Siga CAPRICHO no Instagram Siga CAPRICHO no Tumblr Siga CAPRICHO no Pinterest Siga CAPRICHO no YouTube Siga CAPRICHO no Flickr RSS
itgirls