Diga não ao bullying

 diganaoaobullying

25
10/2010

Cyberbullying: como denunciar no Orkut, Facebook, Twitter e YouTube!

Categorias: cyberbulling - Por Mayara Geraldini, em 25/10/2010 às 13:11

bullying-cyber

Se você é uma vítima de bullying, ou conhece alguém que anda sofrendo esse tipo de abuso nas redes sociais, dá pra pedir aos próprios provedores dos sites e denunciar que você está sofrendo abusos. Mas o que todos recomendam é que, em primeiro lugar, você deve bloquear o usuário e, claro, não adianta responder às suas ofensas.

Cada site explica como você pode denunciar a pessoa:

Facebook

Se tem alguém te atacando no site, o ideal é bloquea-la, da seguinte maneira:
No menu Conta, vá em Configurações de Privacidade e, no final da página, há a opção “Lista de Bloqueios”. Lá você bloqueia os bullies.

Se não adiantar, clique no link Denunciar/bloquear esta pessoa, na parte inferior do canto esquerdo do perfil da pessoa.

Você pode denunciar abuso enviando um email para privacy@facebook.com. Outra maneira é alterar suas configurações de privacidade – dá pra configurar quem pode (ou não) ver suas mensagens, fotos, recados, etc, de maneira personalizada. A Central de Ajuda é bem explicativa e tem mais um monte de perguntas e respostas.

Twitter
O Twitter tem uma página (em inglês) abordando a questão do cyberbullying. Clique aqui para ver. A recomendação é ignorar e bloquear o usuário que está te ameaçando. Caso sinta fisicamente em perigo, o Twitter sugere que você ligue para a polícia.

O Twitter é chatinho para relatar um abuso. Eis os dados que você deve fornecer:
-    seu nome de usuário
-    nome do usuário que está te ameaçando
-    links das atualizações com as ameaças feitas pelo bullie.

Você deve enviar esses dados em uma solicitação para este site. Essa página só consegue ser visualizada se você estiver logado.

Orkut
No orkut há uma página da Central de Segurança e Privacidade do orkut com “Informações para adolescentes”. Em caso de cyberbullying, o orkut recomenda que você bloqueie o usuário:
-  Vá ao perfil da pessoa e, no topo da página, clique em “ignorar”. O melhor é que, nem a pessoa ignorada, nem seus amigos, saberão que você fez isso.
-  Você também pode utilizar a opção “denunciar abuso”, mas saiba que esse processo é mais complicado, porque depende da análise do orkut.

YouTube
O YouTube tem um canal bem legal com explicações sobre cyberbullying em sua Central de Ajuda. No caso de alguém fazer comentários maldosos em um video seu, a orientação do site é que ignore o usuário, mas você pode desativar comentários do vídeo ou modera-los antes de serem publicados.

Se alguém fez um video seu para assedia-lo ou publicou um video que você não gostaria que estivesse no YouTube, siga os seguintes passos:

Acesse a área de Ferramenta de Ajuda e segurança do YouTube. Depois, basta selecionar as opções de denúncia  em cinco passos:

1) Usuário > 2) Problema > 3) Vídeos e Mensagens > 4) Bloquear Usuário > 5) Confirmação

E aí, alguém já denunciou um bullie por um desses sites? Funcionou? Conta pra gente!

Leia também

Comente!
Siga CAPRICHO no Instagram Siga CAPRICHO no Tumblr Siga CAPRICHO no Pinterest Siga CAPRICHO no YouTube Siga CAPRICHO no Flickr RSS