Clube do Esmalte

 clubedoesmalte

13
09/2010

Esmaltes para quem tem alergia!

Categorias: Clube do Esmalte - Por Livia Aguiar, em 13/09/2010 às 19:52

(imagens: Paula Buzzo)

DBP, tolueno e formaldeído são substâncias que ajudam o esmalte a manter seu brilho, consistência e fixação. Mas elas também podem causar alergia!

Se você pinta as unhas e tem vermelhidão e coceira no pescoço, rosto e mãos, inchaço nas pálpebras dos olhos ou coceira nas cutículas, você pode ter alergia a esmaltes.

Mas não se desespere: existem marcas de esmaltes que já não incluem essas substâncias em sua fórmula, chamados de hipoalergênicos ou 3-FREE.

Sem dúvida, a marca hipoalergênica mais interessante em termos de cores é a Colorama. Nenhum dos esmaltes produzidos pela marca têm tolueno, DBP ou formaldeído! A última coleção é linda e já mostramos aqui no blog:

1

A marca também lançou uma base fosca e base de unhas. O preço sugerido é R$2,30.

Existem outras marcas nacionais de esmaltes hipoalergênicos, mas que são mais difíceis de achar em algumas cidades brasileiras. A Argento é mais fácil de achar mas tem poucas cores legais. Já a Ludurana… se encontrar, compre pras amigas, porque as cores são variadas e a cobertura é boa!

2

A Risqué, a Impala e a Hits têm uma linha de esmaltes 3-FREE, mas a cartela de cores é bem mais restrita (e o preço mais salgado) que a linha com substâncias que comumente dão alergia (mas eles são mais caros que as linhas normais e têm muito menos variedade de cores…):

3

A novidade – que encontramos na Beauty Fair deste ano – fica para os esmaltes à base de ÁGUA da Êxtase:

5

Eles não têm aquele cheiro característico de esmalte e saem com acetona ou água quente! A empresa garante que não sai no banho, e sim quando você mergulha as unhas na água quente por um tempinho. Aí é só puxá-lo, como se fosse um adesivo.

A grande novidade é que o esmalte à base de água pode ser utilizado por todo tipo de pessoa, inclusive crianças pequenas, pois além de hipoalergênico, ele é atóxico. Pena que as cores são meio “tinta guache”, mas dá pra fazer misturinhas entre eles e chegar a outros tons.

De acordo com a Êxtase, os esmaltes à base de água ainda não estão no mercado, mas devem chegar dentro de alguns meses – principalmente no nordeste, onde a marca já atua forte.

Esmaltes importados

Nos EUA, Canadá e alguns países da Europa, o formaldeído é proibido, por isso marcas nacionais de peso lá fora vendem esmaltes hipoalergênicos, como a Orly (que tem loja virtual brasileira!), RevlonArt DecoBourjois, Mavala, MACO.P.I. – todas menos a marca O.P.I. são encontradas no Brasil. Em São Paulo, as drogarias Onofre, por exemplo, vendem esmaltes Revlon, Mavala, Art Deco e Bourjois, com preços que variam de 20 a 60 reais.

6

Fique de olho: a Chanel, apesar de ser vanguarda nas cores, ainda não aderiu à fórmula 3-FREE :/

7

E atenção: se mesmo usando alguns destes esmaltes as reações alérgicas persistirem, você pode ser alérgica a outro componente de sua fórmula.

Se você não é alérgica, mas manifestar alguma reação estranha ao usar esmaltes 3-FREE, você pode ter sensibilidade às resinas utilizadas para substituir o tolueno, formaldeído ou DBP.

Por isso, teste várias marcas para ver qual funciona para você e consulte um alergista ;)

Leia também

Comente!
Siga CAPRICHO no Instagram Siga CAPRICHO no Tumblr Siga CAPRICHO no Pinterest Siga CAPRICHO no YouTube Siga CAPRICHO no Flickr RSS