Clube do Esmalte

 clubedoesmalte

13
09/2010

Esmaltes para quem tem alergia!

Categorias: Clube do Esmalte - Por Livia Aguiar, em 13/09/2010 às 19:52

(imagens: Paula Buzzo)

DBP, tolueno e formaldeído são substâncias que ajudam o esmalte a manter seu brilho, consistência e fixação. Mas elas também podem causar alergia!

Se você pinta as unhas e tem vermelhidão e coceira no pescoço, rosto e mãos, inchaço nas pálpebras dos olhos ou coceira nas cutículas, você pode ter alergia a esmaltes.

Mas não se desespere: existem marcas de esmaltes que já não incluem essas substâncias em sua fórmula, chamados de hipoalergênicos ou 3-FREE.

Sem dúvida, a marca hipoalergênica mais interessante em termos de cores é a Colorama. Nenhum dos esmaltes produzidos pela marca têm tolueno, DBP ou formaldeído! A última coleção é linda e já mostramos aqui no blog:

1

A marca também lançou uma base fosca e base de unhas. O preço sugerido é R$2,30.

Existem outras marcas nacionais de esmaltes hipoalergênicos, mas que são mais difíceis de achar em algumas cidades brasileiras. A Argento é mais fácil de achar mas tem poucas cores legais. Já a Ludurana… se encontrar, compre pras amigas, porque as cores são variadas e a cobertura é boa!

2

A Risqué, a Impala e a Hits têm uma linha de esmaltes 3-FREE, mas a cartela de cores é bem mais restrita (e o preço mais salgado) que a linha com substâncias que comumente dão alergia (mas eles são mais caros que as linhas normais e têm muito menos variedade de cores…):

3

A novidade – que encontramos na Beauty Fair deste ano – fica para os esmaltes à base de ÁGUA da Êxtase:

5

Eles não têm aquele cheiro característico de esmalte e saem com acetona ou água quente! A empresa garante que não sai no banho, e sim quando você mergulha as unhas na água quente por um tempinho. Aí é só puxá-lo, como se fosse um adesivo.

A grande novidade é que o esmalte à base de água pode ser utilizado por todo tipo de pessoa, inclusive crianças pequenas, pois além de hipoalergênico, ele é atóxico. Pena que as cores são meio “tinta guache”, mas dá pra fazer misturinhas entre eles e chegar a outros tons.

De acordo com a Êxtase, os esmaltes à base de água ainda não estão no mercado, mas devem chegar dentro de alguns meses – principalmente no nordeste, onde a marca já atua forte.

Esmaltes importados

Nos EUA, Canadá e alguns países da Europa, o formaldeído é proibido, por isso marcas nacionais de peso lá fora vendem esmaltes hipoalergênicos, como a Orly (que tem loja virtual brasileira!), RevlonArt DecoBourjois, Mavala, MACO.P.I. – todas menos a marca O.P.I. são encontradas no Brasil. Em São Paulo, as drogarias Onofre, por exemplo, vendem esmaltes Revlon, Mavala, Art Deco e Bourjois, com preços que variam de 20 a 60 reais.

6

Fique de olho: a Chanel, apesar de ser vanguarda nas cores, ainda não aderiu à fórmula 3-FREE :/

7

E atenção: se mesmo usando alguns destes esmaltes as reações alérgicas persistirem, você pode ser alérgica a outro componente de sua fórmula.

Se você não é alérgica, mas manifestar alguma reação estranha ao usar esmaltes 3-FREE, você pode ter sensibilidade às resinas utilizadas para substituir o tolueno, formaldeído ou DBP.

Por isso, teste várias marcas para ver qual funciona para você e consulte um alergista ;)

Comente!

Sobre o blog

Toda semana, nossas leitoras são desafiadas a um desafio de nail art. As mais lindas são publicadas aqui!

Siga CAPRICHO no Instagram Siga CAPRICHO no Tumblr Siga CAPRICHO no Pinterest Siga CAPRICHO no YouTube Siga CAPRICHO no Flickr RSS
clubedoesmalte