Perguntas e respostas sobre menstruação

Por que a gente menstrua?
Basicamente, para se reproduzir. Em função disso, o nosso ovário libera um óvulo todo mês. Enquanto isso, o útero prepara a casa, enchendo suas paredes internas (chamada de endométrio) de sangue para garantir o desenvolvimento do feto. Se o óvulo não chega fecundado, os hormônios despencam e o organismo começa a liberar substâncias que fazem o útero se contrair na tentativa de expulsar o endométrio, que já não serve para nada. É a menstruação.

Quando ocorre pela primeira vez?
Em geral, entre os 11 e os 13 anos (mas isso não quer dizer que a sua não pode vir antes ou depois). Depois disso, o corpo passa a se desenvolver súper rápido .

E eu ainda vou crescer?
A menina costuma crescer por mais uns 4 ou 5 anos. Os seios crescem por mais uns dois anos (mas claro que isso varia de menina para menina).

Por que a gente sente cólica?
Por que o seu útero está se contraindo para expulsar o tal endométrio. O grande responsável pelas dores é um hormônio chamado prostaglandina.

Dá pra não ficar?
Dá, tomando medicamentos à base de hormônios. Mas além de ser contra-indicado para meninas com pressão alta e diabetes, a supressão da menstruação pode esconder irregularidades no seu corpo. Se você queria muito, tem que consultar um médico.

Dá pra amenizar a chateação?
Sim. Duas palavras: absorvente interno.

Mais perguntas?

Comentários
Deixe uma resposta

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s