Continua após publicidade

“Estou com TPM!”

Por Da Redação Atualizado em 24 ago 2016, 21h02 - Publicado em 18 dez 2015, 16h44

Vejam o caso da Maari:

Na semana passada tive a pior TPM da minha vida! Chorei demais, briguei com todo mundo, fiz um drama danado! E se eu sair fazendo isso toda vez que eu menstruo, vou ter que me mudar para uma ilha! (aii o drama de novo..)

É frescura ou TPM?

Se forem os sintomas aparecem antes da menstruação, ficam por pelo menos 3 dias consecutivos e passam com a descida do fluxo menstrual, a chance de ser TPM é grande.

Continua após a publicidade

Tudo culpa dos hormônios. É que as mudanças que ocorrem durante o ciclo menstrual influenciam o comportamento do nosso corpo e das nossas emoções. Claro que não é todo mundo que tem. E quem tem não tem igual. Ela pode vir mais forte ou mais fraca e se apresentar com mais de 150 sintomas (!), a depender da menina. Não tem muita solução, mas você pode aprender a lidar com ela.

Existem 4 tipos de TPM:

TPM A – de ansiedade
Você fica nervosa, muda de humor o tempo todo, briga por qualquer coisa. Também dá uma sensação esquisita de não conseguir fazer tudo o que você queria. Atividades relaxantes, como alongamento e meditação, podem te ajudar.

TPM H – de retenção Hídrica
Dá dor nos seios e o corpo incha por inteiro. O seu peso muda, você se sente gorda e, para completar, costuma ter dores de cabeça insuportáveis. Evite sal e capriche no consumo de frutas e legumes.

Continua após a publicidade

TPM C – de Compulsão
Antes da menstruação, o seu apetite aumenta demais: dá uma vontade incontrolável de comer doce, especialmente chocolate. Depois, vêm um cansaço incrível e uma dor de cabeça insuperável. Fazer algum exercício físico pode ajudar no seu auto-controle.

TPM D – de Depressão
Qualquer probleminha vira um problemão e você chora à toa. Prefere se isolar e não conversar com ninguém. Evite ficar sozinha e procure atividades animadas e cheias de gente, como aulas de step e passeios com as amigas.

Qual é a sua?

Publicidade