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WhatsApp atualiza termos de privacidade. Mas o que muda?

Saiba os motivos das mudanças nos termos de serviço e privacidade do WhatsApp e descubra se elas te afetam diretamente.

Por Isabella Otto Atualizado em 26 ago 2016, 13h39 - Publicado em 26 ago 2016, 13h30

Na última quinta-feira, 25, o WhatsApp começou a contatar alguns usuários sobre os novos termos de serviço e privacidade do aplicativo. Nem todas as pessoas ainda receberam a notificação, mas a empresa garante que, aos poucos, todos serão notificados. Mas, na prática, o que essa atualização significa?

Em quatro anos de serviço, essa é a primeira vez que o WhatsApp altera seus termos. Eles começaram a ser repensados após o Facebook ter se envolvido em vários problemas judiciais por não querer divulgar informações sobre seus usuários. Justamente por isso, vários bloqueios simultâneos do Whats e do Face rolaram no Brasil nos últimos anos, pois a Justiça acredita que para contribuir com investigações, a empresa precisa criar exceções para seus termos. Vale lembrar que tanto o Face quanto o Whats pertencem a Mark Zuckerberg.

Com a atualização do termo de serviço, então, o usuário aceita que alguns dados do aplicativo de mensagens instantâneas sejam compartilhados diretamente com o Facebook, como o número de telefone, a última vez que você utilizou algum dos serviços e questões mais técnicas, como o modelo do seu aparelho. Essa sincronicidade promete ajudar as empresas a lidarem com essas questões judiciais a fim de “coletar, usar, preservar e compartilhar suas informações para responder a processo legal e pedidos do governo”, afirma nota oficial divulgada pelo WhatsApp.

A atualização em sincronia ainda pretende ajudar o Facebook a selecionar anúncios ainda mais relevantes aos usuários. “Digamos que você tenha se registrado na lista de endereços da padaria do seu bairro utilizando o mesmo número de telefone da sua conta do WhatsApp. Quando a padaria decidir anunciar no Facebook, você receberá estes anúncios também”, explica a empresa de Zuck. Ou seja, além das questões de segurança, os novos termos de serviço também querem desenvolver as questões publicitárias.

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Vale lembrar que, de acordo com a empresa, o usuário pode personalizar as informações que serão compartilhadas no Face. Ou seja, se ele não concordar com algum dos novos termos, pode não aceitá-lo. No fundo, porém, a gente sabe que a maioria das pessoas só clica no botão verdinho de aceitar e nem lê o que está escrito. Não é mesmo?!

Pelo menos agora você já sabe os porquês das mudanças!   😉

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