Você sabe quantos tipos de dieta vegetariana existem e quais são eles?

Pensando em excluir a carne do seu cardápio? Dá uma olhada em qual tipo de alimentação vegetariana mais se encaixa com você.

O vegetarianismo cresce cada vez mais no Brasil. De acordo com um levantamento realizado pelo Ibope e encomendado pela Sociedade Vegetariana Brasileira, as pessoas que decidiram excluir a carne do cardápio já somam 30 milhões no país, equivalente a 14% da população brasileira. Ou seja, é muita gente. Mas você tem alguma ideia de quantos tipos de alimentação vegetariana existem?

 (Endai Huedl/Getty Images)

De acordo com a chef e nutricionista especialista em nutrição vegetariana Rafaela Senderowicz Mold, é considerada vegetariana toda pessoa que “exclui de sua alimentação todos os tipos de carne, aves e peixes e seus derivados, podendo ou não utilizar laticínios ou ovos“. A alimentação vegetariana pode ser classificada em 5 tipos, de acordo com o consumo de subprodutos animais.

1. Ovolactovegetariana

Essa dieta é a que não possui carne, frango, peixe ou frutos do mar, mas utiliza ovos, leite e laticínios na alimentação.

2. Lactovegetariana

Já a pessoa lactovegetariana não consome carne, frango, peixe, frutos do mar, ovos e derivados, mas faz uso de leite e laticínios.

3. Ovovegetariana

Esse tipo de vegetarianismo não utiliza laticínios, mas consome ovos – e, obviamente, não come nenhum tipo de carne.

4. Vegetariana estrita

Muita gente confunde o vegetarianismo estrito do veganismo. Isso porque a pessoa vegetariana estrita não consome nenhum tipo de carne, ovos, laticínios e nada que tenha origem animal na alimentação. Foco na última parte: essa dieta só exclui produtos de origem animal quando se trata de comida. Esse tipo também pode ser chamado de vegetarianismo puro.

5. Vegana

Diferentemente do tipo listado acima, a pessoa vegana recusa o uso de componentes animais não alimentícios. Ou seja, ela não consome roupas de couro, lã, seda e produtos que são testados em animais, como alguns itens de maquiagem.

E aí, você se identifica com qual tipo de vegetarianismo? 

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s