#trashtagchallenge: novo viral da internet te desafia a recolher lixo

Em meio a tantos desafios tóxicos que encontramos por aí, o 'viral da limpeza' não deve ser encarado como modinha, mas como costume.

Criado há quatro anos pela empresa UCO Gear, especializada em produtos para camping, o #trashtagchallenge começou a viralizar agora e até ganhou contas inspirados no nome da campanha. O intuito do desafio é simples: conscientizar pessoas sobre o lixo que elas produzem, como elas lidam com ele e incentivá-las a limpar espaços públicos.

 (Monty Rakusen/Getty Images)

O momento não podia ser mais perfeito! Nunca a Terra se encontrou em uma estado mais lastimável, com o meio ambiente sendo desrespeitado diariamente por milhões de pessoas, desde cidadãos anônimos até enormes e renomadas companhias. Na última semana, por exemplo, descobrimos que o Brasil é o 4º maior produtor de lixo plástico do mundo e o país que menos recicla no globo terrestre.

Será que queremos continuar liderando esse ranking? Será que podemos nos dar esse “luxo”? Estima-se que, até 2050, vai haver mais lixo nos oceanos que peixes. De acordo com a Fundação Ellen MacArthur, o problema com o plástico é que as pessoas se esquecem de que ele tem uma vida longa e o utilizam em produtos feitos para serem descartáveis, cujo tempo de uso é curtíssimo. E daí o que acontece? Pilhas e mais pilhas de lixo acumuladas em terra firme, mares e rios.

Para participar do desafio, basta “limpar” um espaço, pode ser a rua da sua casa, uma praia ou praça, e postar uma foto do antes e do depois da limpeza, usando sempre a hashtag #trashtagchallenge. Mas você pode se perguntar: “esse trabalho de formiguinha faz mesmo alguma diferença?”. A resposta é sim. Além de você mudar seu próprio pensamento, você acaba incentivando outras pessoas a refletirem e mudarem seus hábitos. E vamos combinar que, em um mundo cheio de “desafios mortais” nas redes sociais, um que promove a vida é mais que bem-vindo!

Confira abaixo algumas postagens de pessoas que já estão participando do challenge, um dos muitos projetos que estão sendo lançados online envolvendo sustentabilidade e ecologia:

View this post on Instagram

A challenge that matters! Cleaning up our earth step by step! As an individual you can make a difference. We challenge you! Send us your #trashtag! #TrashTagChallengeMyanmar By creating art pieces on the Yangon walls, #YGNWALLS wish to initiate people to maintain clean and take care of the alleys, we create an open-air gallery that will push people to discover the city through a new window, boost creativity, and connect people through art. Thank you @doheain_ygn who initiated this project to transform Yangon’s ramshackle back alleys into vibrant spaces. #trashtag #trashtagchallenge #challenge #yangon #beforeafter #reduce #reuse #recycle #trash #myanmar #hope #makeitpossible #act #plasticattack #environment #stop #cleanstreets #cleaning #nomoreplastic #helpus #volunteer #art #takecareofourplanet #streetart #mural #cleancity #saynotoplastic

A post shared by YGN WALLS – YANGON MYANMAR (@ygnwalls) on

Você joga lixo no chão da sua casa? Então porque joga lixo na rua? O planeta Terra é o maior lar que você tem. Preserve os espaços públicos e o meio ambiente.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

  1. Uma das melhores publicações! Sim, um pequeno gesto salvará o nosso planeta. Tamara que as pessoas se conscientizem e comecem a jogar seu lixo no lugar certo.

    Amei a publicação ❤

    Beijos, Juliana Neri

    Curtir