S.O.S. Sexo: “Qual é o jeito certo de colocar o preservativo masculino?”

Seja sexualmente ativa ou não, é muito importante aprender esse passo a passo para saber se proteger da maneira certa

Por Da Redação - Atualizado em 11 out 2019, 18h16 - Publicado em 11 out 2019, 16h30

Você não precisa ter uma vida sexual ativa para saber que o uso de preservativo é indispensável nas relações. Além de prevenir uma gravidez indesejada, a camisinha também protege de infecções sexualmente transmissíveis que estão atingindo cada vez mais jovens. Por isso, não dá para esperar que o garoto sempre tome a atitude de pegar o preservativo. Pode acreditar, não tem nada mais empoderador do que ser a menina que exige a proteção e se recusa a fazer alguma coisa sem ela. #GRLPower

Pensando nisso, a nossa leitora A.V., de 16 anos, decidiu tirar a dúvida: “Qual é o jeito certo de colocar o preservativo masculino?”.

Tumblr/Reprodução

Quem responde a dúvida é a Dra. Mariana Maldonado, ginecologista especialista em sexualidade:
Olá, A.V.! Vou deixar o passo a passo mais fácil de ser seguido. Mas, caso ainda tenha dúvidas, converse com um médico que possa te orientar.

1. Antes de usar, verifique se a embalagem está dentro do prazo de validade e se não está danificada com rasgos ou furos.
2. Abra a embalagem com cuidado sem utilizar os dentes, unhas, facas ou tesoura.
3. Segure na ponta da camisinha e tente desenrolar um pouco, para identificar o lado correto. Caso a camisinha não desenrole, vire a ponta para o outro lado.
4. Coloque a camisinha na cabeça do pênis, apertando na ponta da camisinha para impedir a entrada de ar.
5. Desenrole a camisinha até a base do pênis. Depois, segurando na base do preservativo, puxe ligeiramente a ponta para criar um espaço entre o pênis e a camisinha.
6. Aperte bem o espaço criado na ponta da camisinha para retirar todo o ar.
7. Após a ejaculação, retire a camisinha com o pênis ainda ereto e feche com a mão a abertura para evitar que o esperma saia.
8. Dê um nó pequeno no meio do preservativo e jogue no lixo.

Não se esqueça de que ela deve ser usada durante todo o ato sexual, seja no sexo oral ou na penetração. Também é muito importante trocar de camisinha a cada relação, porque não dá para reaproveitar uma que já esteja usada, viu?

A camisinha masculina pode ser usada junto com quase todos os métodos anticoncepcionais, exceto se a menina estiver usando uma camisinha feminina, porque aí só dá para escolher um tipo de preservativo. Ah! E nunca tente usar duas camisinhas masculinas ao mesmo tempo achando que isso vai te proteger mais, porque o risco de romper e falhar é muito grande!

Continua após a publicidade

Será que você sabe o suficiente sobre preservativos e como eles devem ser usados? Responda nossa pesquisa e descubra! É anônimo <3

Mande sua dúvida para capricho@abril.com.br e participe da seção S.O.S. Sexo!

Publicidade