Pulseiras coloridas de silicone podem ser prejudicais à saúde

Popular entre as adolescentes, pulseiras falsificadas podem ser perigosas.

A Proteste (Assossiação Brasileira de Defesa ao Consumidor) pediu na última quarta, 10, que o Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor do Ministério da Justiça e o Procon fiscalizem e, se necessário, recolham os kits para fabricar as pulseiras coloridas de silicone, nova moda entre as adolescentes.

Segundo matéria publicada no jornal Folha de S. Paulo, os acessórios, quando falsificados, podem trazer riscos por conter chumbo e outras subtâncias prejudiciais à saúde . Uma análise feita com as pulseirinhas vendidas no Reino Unido mostra que o nível de ftalato, substância que deixa o plástico mais maleável, estava beirando os 40% quando, na realidade, não pdoeria ultrapassar o 0,1%.

No Brasil, o kit vendido pela marca Estrela é seguro, segundo o Imetro. Entretando, vale ressaltar que as falsificações das pulseiras e dos kits vendidos pela empresa Rainbow Loom, que criou o acessório, podem faz mal à saúde e causar alergia. Muitas garotas estão usando elásticos de silicone de cabelo para produzirem suas próprias pulseiras em casa . Ainda não é possível saber se essas pulseiras DIY também podem trazer riscos se usadas a longo prazo.

Quem aqui já aderiu a nova moda?

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s