Por que eu não consigo me apaixonar?

Às vezes, o menino é tão incrível, mas mesmo assim você não consegue se envolver. Quem já passou por isso sabe que a coisa não é tão simples quanto parece.

“Não sei. E se não der certo?”. É muito provável que você também já tenha escutado essa frase. Ela pode ter saído da sua boca ou da boca da uma amiga. A questão é que todo mundo conhece alguém que enfrenta barreiras na hora de se entregar . “É preciso aprender a se arriscar mais, sem ter medo de viver novas experiências”, aconselha a psicóloga Regina Rocha.

Mas se seguir esse conselho fosse tão fácil, esta matéria não existiria.

Não consigo me apaixonar. É até estranho! Digamos que tem um menino interessado por mim. Posso até achar ele bonito e pensar que estou a fim, mas logo depois eu percebo que não é bem assim.

Rafhaela Gontijo, 15 anos

Para começo de conversa, a psicóloga Regina explica que essa insegurança pode ter duas origens : a traumática, quando a pessoa, que já se sentiu rejeitada, em função de uma traição, por exemplo, cria bloqueios psicológicos e desculpas inconscientes para não sofrer novamente; e a familiar, que surge pelo fato de os pais serem rígidos com relação a romances. Nesse caso, o medo de enfrentá-los é maior que a vontade de viver uma história de amor.

Sou muito cupido. Já formei vários casais, mas, na minha vez, eu simplesmente não consigo me entregar. Tenho muitos amigos meninos, só que quando eles começam a se aproximar de uma maneira diferente, eu começo a agir de forma diferente também. É automático.

Dayane Bernardi , 15 anos

“Fantasiar a respeito de um príncipe que vai chegar em um cavalo branco pode não te fazer enxergar oportunidades reais. Não é que você não possa sonhar, mas chegará o momento que viver um amor platônico não será suficiente”, explica a doutora. “Nessa hora, você vai procuprar algo mais sólido. Não se preocupe!”.

Tenho medo de me entregar e dar tudo errado. Sem contar que sou tímida, então sempre fico nervosa com essas coisas de relacionamento. Para completar, fico pensando qual seria a reação dos meus pais se o namoro desse certo. Fico insegura.

Mayara Moreira, 16 anos

Muitas vezes, seu bloqueio não é nem um garoto, mas a própria família. “Descubra quais são as suas fraquezas e tente reverter a situação”, aconselha Regina.

O amor não precisa ser cruel. Viver com essa sensação de não conseguir se apaixonar é muito ruim, principalmente quando todas as suas amigas engatam um relacionamento ou falam que você só precisa ser menos exigente.

São muitos os porquês que te levam a ser assim. Abaixo, você encontra uma lista com oito motivos, conselhos e dicas que te fazem refletir sobre essa “coisa” que você simplesmente não consegue evitar:

– nem 8 : “dê uma chance ao garoto, mas não se entregue totalmente logo de cara”.

– nem 80 : “ficar com um pé atrás é bom, mas não exagere! Tem vezes que o amor acontece aos poquinhos…”.

– não gosto de ninguém : você gosta, sim. Revira esse coraçãozinho aí! Achou? Agora corra atrás. Não tenha medo de se arriscar.

supere: ?cada menino é um menino. Cada história é uma história. É preciso aprender a se libertar dos fantasmas do passado”.

– perdi : já ficou com aquele vazio depois de dispensar o cara e ele não correr mais atrás? Isso pode ser um sinal de que ele significava algo a mais para você.

– just beauty : “coloque valores como respeito, confiança e cumplicidade acima da aparência.”

– tipo certo de garoto… certo : “se o cara é responsável e te trata com respeito e como prioridade, as chances de ele quebrar o seu coração são mínimas”.

– eu quero mais! : esperar, esperar, esperar… Idealizar o cara dos sonhos pode machucar. Vai por mim.

E vocês, meninas, também sofrem (ou já sofreram) com isso? Como conseguiram superar?

S erviço: as aspas da matéria são da psicóloga Silvia Regina Gomes da Rocha .

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

  1. Eriane Santtos

    Eu nao sei se ha algo de errado comigo, pq eu nao consigo me apaixonar por ninguem,..tem momentos ki eu axo ki tou apaixonada mas depois percebo ki nao era nada..
    Não consigo gostar de ninguem…o que eu faço???
    Eriane silva
    16 anos..

    Curtir