Pessoas estão ouvindo de madrugada um barulho vindo do céu; o que seria?

Teorias da conspiração envolvem alienígenas e apocalipse, mas existe uma hipótese científica para o fenômeno (e bem positiva para o planeta!)

Nas últimas semanas, relatos de pessoas que escutaram um barulho estranho vindo do céu, por volta das 3h da manhã, surgiram no Brasil, na Alemanha, nos Estados Unidos e na Inglaterra. O assunto ganhou repercussão no Twitter com a hashtag #barulhonoceu. Por se tratar de um som que pegou a todos de surpresa, alguns disseram que era um surto coletivo e surgiram até teorias da conspiração relacionadas a alienígenas e ao apocalipse! Mas será que existe uma resposta científica para tudo isso?

 (Dulyanut Swdp/Getty Images)

A resposta é não. Ainda não existe uma explicação que seja um consenso entre os cientistas, mas muitos apontam que o barulho seria resultado da movimentação de gases atmosféricos.

Ruídos vindos dos céus, que parecem trombetas (alô, anjos?), são escutados desde 1824. Trata-se de um fenômeno chamado Skyquake, que pode ser causado pela entrada de asteroides na atmosfera e também aviões supersônicos, por exemplo.

Para a professora pós-graduada em física Bruna Ignaczuk, em entrevista ao portal BHAZ, o som pode ser resultado de um buraco na camada de ozônio: “Um som que ocorre quando gases entram em contato com mudança de pressão atmosférica, como acontece quando o ar sai de uma bexiga cheia ou de uma panela de pressão”, esclarece.

“O primeiro registro desse som audível foi em 2012, na Rússia. Muitos barulhos que o planeta faz estão fora do nosso alcance de audição. Mas quando esses sons são traduzidos para nossa faixa de som, pode ser bem assustador“, garante a especialista. E quem somos nós para discordar, né? (risos nervosos)

Em relação ao barulho ser escutado durante a quarentena, Ignaczuk disse que a redução do funcionamento das indústrias e a queda da emissão de poluição em escalas globais podem ter influenciado na movimentação dos gases, o que seria benéfico para o planeta. Como se ele tivesse “limpando” de certa forma.

Alguém aí ouviu?

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

  1. Vai no canal Você Sabia ?

    Curtido por 1 pessoa