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Pelo Projeto Caravana, Disney leva esporte e arte para jovens

O projeto promove atividades mensais em municípios do interior do Brasil.

Por Bruna Nobrega 6 fev 2018, 16h48

Tá achando que a Disney é só entretenimento e diversão? Nada disso. Além de produzir nossos filmes e séries favoritos, a empresa internacional ainda dá um jeito de retribuir para quem nem sempre tem acesso a eles. Através do conceito “Inspire-se, Disney Cidadania”, a Disney busca promover o bem estar das crianças e suas famílias e esse foi um dos motivos que fez a empresa do Mickey se envolver com o projeto Caravana do Esporte e Caravana das Artes no Brasil em 2014.

Desenvolvido pela ESPN há 12 anos, o programa visita mensalmente municípios do interior do país e promove atividades culturais e esportivas com crianças, famílias e professores para garantir a inclusão, desenvolvimento e educação. Além de ensinar as metodologias básicas de cada esporte, há sessões de cinema, oficinas de leitura, contação de histórias, técnicas de escrita e encontros com vários personagens.

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Crianças durante uma das edições do projeto Caravana Célia Santos/Divulgação

A CAPRICHO conversou com Belén Urbaneja, diretora de Cidadania Corporativa da Disney, para falar mais do projeto, dá uma olhada:

CH: Como a Disney se envolveu pela primeira vez no Projeto Caravana? Vocês trouxeram alguma mudança ao projeto em relação ao que era antes?

A Caravana do Esporte e Caravana das Artes, realizada pelo Instituto Esporte e Educação, em parceria com a ESPN e Unicef, leva uma experiência transformadora e inesquecível para milhões de crianças, jovens e professores, e a Disney decidiu unir-se a elas já que os objetivos do projeto estão em sinergia com a estratégia do Inspire-se, Disney Cidadania.
Desde 2014, a Disney adiciona a magia de seu entretenimento neste projeto que promove a liberdade de expressão pela música e arte e desenvolve o potencial criativo nas crianças e famílias das comunidades com poucos recursos e que geralmente vivem longe dos grandes centros urbanos. Asim, as crianças se divertem com a presença dos personagens como Mickey, Minnie e Pateta, nas atividades esportivas e musicais; os talentos da Disney também participam das atividades, incluindo as Oficinas Jovens Autores, e a comunidade pode participar de a tenda de Cinema Disney para assistir filmes da Companhia.

CH: Os pilares do Inspire-se, Disney Cidadania tem uma base fundamental. Como eles foram desenvolvidos e qual a importância deles para os jovens e suas famílias?

Como líder na indústria do entretenimento infantil que chega a milhões de casas dias após dias através de histórias, experiências, personagens e produtos, na Disney temos a enorme responsabilidade de promover práticas responsáveis de marketing e publicidade, desenvolvimento e divulgação de conteúdos e opções de entretenimento que sejam apropriados, seguros, inclusivos e de qualidade para crianças e jovens, consistente com os padrões mais altos da marca.
A missão de Cidadania Corporativa da Disney é conduzir o negócio de maneira ética e fomentar a felicidade e bem estar das crianças e famílias, os inspirando a unir-se a Companhia em favor de construir um futuro melhor. Por isso, trabalhamos arduamente para aproveitar o potencial da nossa marca, personagens e histórias para inspirar as crianças, promovendo a disseminação de valores positivos e o desenvolvimento de habilidade através do nosso conteúdo.
Os esforços que fazem parte desta missão contemplam políticas responsáveis de gestão empresarial, doações, colaborações e alianças com organizações locais, conteúdos e experiências de entretenimento, campanhas públicas e voluntariado corporativo. Algumas áreas em que focamos estes esforços são em projetos que beneficiam comunidades, que promovem vida saudável, estimulam criatividade e inovação e também a preservação do meio ambiente.

CH: Além da Caravana, vocês têm outros projetos com o conceito Inspire-se, Disney Cidadania? Quais?

Além das Caravanas, a Disney possui otras iniciativas na área de Cidadania Corporativa como:
– Programa de Cultura digital e inovação educativa: O objetivo não é apenas promover o uso seguro e responsável da tecnologia e dos ambientes digitais, mas também incentivar o desenvolvimento de habilidades que estimulem a criatividade e o raciocínio crítico por meio do jogo e da tecnologia, ao mesmo tempo em que estimulam o aprendizado compartilhado e o trabalho colaborativo.
– Compromisso com Vida Saudável: A Disney promove a adoção de hábitos saudáveis em crianças e suas famílias, relacionados à alimentação nutritiva, atividade física, cuidado pessoal e descanso. Este compromisso é integrado transversalmente a diversas linhas de negócio através de experiências, campanhas, produtos e conteúdo. Foram desenvolvidos guias nutricionais e políticas específicas, com conselho de especialistas e diálogo com os agentes mais relevantes desse ecossistema, para assegurar que nossa propriedade intelectual se associe a alimentos nutritivos para as crianças através de licenciamento e promoções, e que qualquer ação de marketing e comercialização de alimentos voltada aos adultos se faça de maneira responsável.
– Disney VoluntEARS: Os colaboradores da Disney se voluntariam e empregam seu tempo em prol da comunidade. Nos projetos apoiados pela Companhia, eles colocam seu tempo e conhecimentos profissionais a disposição da comunidade com a finalidade de inspirar as crianças e famílias.
– Fundo de Conservação Disney: Preserva a vida silvestre, a proteção de seu habitat natural, desenvolvimento de programas de conservação e educação de ecossistemas em estado crítico, e experiências que conectam as crianças com a natureza. Em 2017 foram apoiados projetos no Brasil que trabalham com a conservação do Tatu Canastra, Mico Leão Preto, Tapirus e Papagaio Amazona Braliensis.

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Uma das atividades do projeto Caravana Célia Santos/Divulgação

CH: Como cada cidade e família são “escolhidas” para participar da Caravana?

As cidades e comunidades são recomendadas pela UNICEF, aquelas onde seria útil receber o apoio das Caravanas para orientar os professores sobre como usar seus recursos disponíveis para ensinar arte e esporte como um método para desenvolver os direitos das crianças. Após a definição da cidade, as Caravanas entram em contato com a Secretaria de Educação do município que define quais serão as escolas participantes e, consequentemente, as crianças. O show da Caravana e Cinema Disney que acontecem no período noturno são abertos para toda a comunidade.
Como novidade para 2018, a UNICEF buscará alinhar a passagem da Caravana em municípios aderentes ao SELO*, para maximizar seu potencial de articulação.
*SELO é uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas Para a Infância para estimular os municípios a implementar políticas públicas para reduzir as desigualdades e garantir os direitos das crianças e adolescentes estabelecidos na Convenção sobre os Direitos da Criança e o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

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CH: Após um projeto, vocês sentem que as crianças e os docentes levam para frente os aprendizados e a experiência de ter participado? Tem algum caso específico disso que você pode contar?

O objetivo do projeto é plantar a semente e dar as crianças uma pequena demonstração de que elas têm o direito de brincar, de praticar esportes, de participar de uma atividade artística. Paralelamente às atividades para as crianças, acontece a formação de professores que ficam responsáveis por germinar esta semente. Com base nas evidências coletadas, conseguimos corroborar que a Caravana representa uma oportunidade para crianças e jovens experimentar a arte e o esporte de uma forma inovadora, bem como para os professores compreenderem a importância dessas disciplinas no processo educativo. O principal resultado é um movimento transformador da dinâmica pedagógica, que afeta diretamente a utilização do esporte e da arte na educação das crianças brasileiras.
Um exemplo dessa mudança de paradigmas ocorre ao final de cada ano, quando realizamos o Fórum Caravana do Esporte e Caravana da Música, com a presença de representantes das cidades atendidas (educadores, atletas, artistas), professores da Caravana e gestores dos municípios participantes e de outras importantes instituições que trabalham em prol da educação para uma discussão mais profunda sobre o método e a prática da arte e do esporte no currículo escolar. O ineditismo do Fórum se dá na oportunidade de reunir educadores e gestores de todo o Brasil com realidades tão diversas e, em alguns pontos, tão semelhantes: indígenas, quilombolas, ribeirinhos, sertanejos, pessoas do interior e de grandes centros urbanos, todos juntos para planejar propostas de continuidade do esporte e arte nas comunidades envolvidas com a estruturação de um trabalho em rede e implantação de núcleos de desenvolvimento do esporte e da arte para a educação de crianças e jovens.

CH: A programação feita por vocês dá a oportunidade de várias crianças conhecerem produções da Disney pela primeira vez. Como ela foi pensada e montada?

Sim, muitas vezes as Caravanas são a primeira oportunidade e experiência que as crianças têm em assistir filmes da Disney em tela grande. Em toda Caravana, um cinema é montado na Arena para atender as crianças na parte da manhã e toda a comunidade à noite. Após a sessão do filme, o público é surpreendido com a presença dos personagens Mickey, Minnie e Pateta.

Desde 2005, a Caravana já chegou a 23 estados e 123 cidades brasileiras e beneficiou diretamente 3,7 milhões de crianças e 49.000 de escolas públicas.

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