Continua após publicidade

Os temas mais cobrados no Enem nos cadernos de exatas e biológicas

Um apanhado dos assuntos mais cobrados nos últimos anos nas questões de Biologia, Química, Física e Matemática para você se preparar

Por Amanda Oliveira 20 out 2022, 10h03

A 2ª parte do exame do Enem, com os cadernos de Matemática e Ciências da Natureza, é uma das mais temidas pelos candidatos, que estão naquele período de revisão pré-avaliação. Pois é, agora não dá mais tempo de fazer uma maratona intensiva de estudos, viu? Mas, se você tem mais dificuldades em exatas e/ou biológicas, pode revisar alguns conteúdos para refrescar a memória.

Os temas mais cobrados no Enem no caderno de exatas e biológicas
Natalie_/GettyImages/CAPRICHO

Pensando nisso, a CAPRICHO separou uma análise dos professores do Colégio Mopi sobre os principais conteúdos cobrados em cada disciplina. Vamos lá?

1. BIOLOGIA

De acordo com o professor de Biologia e coordenador pedagógico do Colégio Mopi, Luiz Rafael Silva, os temas mais cobrados da disciplina no Enem são Ecologia, Imunologia, Educação Ambiental e Citologia. “Note que estes conteúdos são pedidos sempre acompanhados de contextos que envolvem assuntos com saúde, economia e agricultura”, afirma. Por isso, é importante se informar sobre as últimas notícias.

Continua após a publicidade

Luiz explica que a prova de Biologia do Enem costuma apresentar questões com caminhos para que o candidato consiga solucioná-las sem necessidade de um conhecimento muito específico, por isso saber analisar gráficos e imagens, interpretar textos e observar processos descritos nos enunciados é fundamental para resolver a questão.

+ Quer saber mais? O Guia do Estudante preparou um material completo com dicas para o Enem, vem conhecer!

Para a preparação final, o professor recomenda se atualizar em relação aos últimos acontecimentos. “Analise notícias dos temas mencionados anteriormente, relacionando-os com os conteúdos biológicos e produzindo mapas mentais como forma de revisão“, diz.

Continua após a publicidade

2. QUÍMICA

Para o professor de Química do Colégio Mopi, Artur Gonçalves, quem dominar os assuntos cobrados em Química também conseguirá responder questões de Biologia e Física. “Vários fenômenos biológicos estão ligados à Química Orgânica e, por sua vez, vários fenômenos físicos podem ter a compreensão facilitada com os tópicos da Físico-Química”, explica. Artur analisou as três últimas edições do Enem e concluiu que os temas mais cobrados são:

– Química Geral: cerca de 26% das questões, com destaque para os assuntos: separação de misturas, estruturas atômicas, ligações químicas, reações químicas inorgânicas e estequiometria;
– Físico-Química: cerca de 45% das questões, com destaque para os temas: radioatividade, soluções, equilíbrio químico, termoquímica e eletroquímica;
– Química Orgânica: cerca de 24% das questões, com destaque para os tópicos: funções química orgânicas, isomeria plana e espacial, reações químicas orgânicas.

Continua após a publicidade

O restante da prova costuma abordar meio ambiente e suas consequências. “Dentro das três áreas, é possível dar ênfase a temas que apresentam mais frequência. São eles: ligações químicas, estequiometria, soluções, eletroquímica e reações químicas inorgânicas e orgânicas“, comenta.

3. FÍSICA

Segundo a professora de Física do Colégio Mopi, Heloize Charret, o Enem não costuma cobrar equações descontextualizadas. “O investimento dos alunos em memorizar equações deve ser feito em equações relacionadas aos principais temas do Enem, como por exemplo, o tema de energia”, diz. Na avaliação da professora, duas equações são fundamentais para a prova:

– Eletrodinâmica: P = V i
“Essa equação relaciona a potência elétrica consumida, por exemplo, por um equipamento, em função da tensão e da corrente elétrica. Como o consumo e a economia de energia são temas de muito impacto para o Enem, essa é uma equação bastante importante”, Heloize comenta.

Continua após a publicidade

Calorimetria: Q = mc∆t
“A equação fundamental da calorimetria permite calcular a quantidade de calor, Q, necessária para produzir uma variação de temperatura, ∆t, em uma determinada massa, m, de uma substância de calor específico, c.”, explica. Segundo a professora, é possível combinar essas equações para trabalhar problemas envolvendo o aquecimento, relacionando-o ao consumo de energia, como com chuveiros elétricos, cafeteiras, entre outros.

4. MATEMÁTICA

O professor de Matemática Bruno Vianna afirma que o segredo do Enem é entender conceitos para aplicá-los em situações de problemas. “Por exemplo, Teorema de Pitágoras; as ideias de proporcionalidade ligadas a questões aritméticas, geométricas e, também, algébricas; entender que todas as “fórmulas” de áreas saem da ideia da área de um retângulo (inclusive a do círculo). Itens que  exijam a resolução de alguma equação do 2º grau não necessariamente têm de ser resolvidos pela fórmula da equação quadrática (erroneamente conhecida no Brasil como fórmula de Bhaskara)“, explica.

Continua após a publicidade

Em relação aos temas cobrados, o professor indica:

  • “os itens de geometria espacial são importantes e abordam muito o conceito de volume, além de utilizar muitas ideias da geometria plana e de habilidades ligadas a espaço e forma”;
  • “todos os conceitos de probabilidade e estatística são bem exigidos”;
  • “a ideia de função afim ou equação da reta ligadas a diversas situações, principalmente as que apontam variação constante, entre outros”.

“O aluno que irá fazer o Enem precisa ler a matriz de referência e entender que cada item cobra apenas uma única habilidade, lembrando que habilidade não é conteúdo”, Bruno destaca.

Boa sorte! O/

Publicidade