Os temas mais cobrados nas provas de exatas e biológicas do Enem

Contagem regressiva para o segundo dia de exame, hein?

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) começou no último domingo, 4. A segunda parte do exame, uma das mais temidas por muitos candidatos, ainda está por vir neste próximo domingo, 11, com os cadernos de Matemática e Ciências da Natureza. É claro que agora não dá mais tempo de fazer uma maratona intensiva de estudos, mas quem tem mais dificuldade em exatas ou biológicas ainda pode tentar revisar alguns conteúdos para refrescar a memória.

*Emma Watson te desejando boa sorte*

*Emma Watson te desejando boa sorte* (Giphy/Reprodução)

Pensando nisso, a CAPRICHO separou uma análise dos professores do Colégio Mopi sobre os principais conteúdos cobrados de cada disciplina. Vamos lá?

1. BIOLOGIA

De acordo com o professor de Biologia e coordenador pedagógico do Colégio Mopi, Luiz Rafael Silva, os temas mais cobrados da disciplina no Enem são Ecologia, Imunologia, Educação Ambiental e Citologia. “Note que estes conteúdos são pedidos sempre acompanhados de contextos que envolvem assuntos com saúde, economia e agricultura”, afirma. Por isso, é importante se informar sobre as últimas notícias.

Luiz explica que a prova de Biologia do Enem costuma apresentar questões com caminhos para que o candidato consiga solucioná-las sem necessidade de um conhecimento muito específico, por isso saber analisar gráficos e imagens, interpretar textos e observar processos descritos nos enunciados é fundamental para resolver a questão.

Para a preparação final, o professor recomenda se atualizar em relação aos últimos acontecimentos. “Analise notícias dos temas mencionados anteriormente, relacionando-os com os conteúdos biológicos e produzindo mapas mentais como forma de revisão“, diz.

 (Divulgação/Divulgação)

2. QUÍMICA

Para o professor de Química do Colégio Mopi, Artur Gonçalves, quem dominar os assuntos cobrados em Química também conseguirá responder questões de Biologia e Física. “Vários fenômenos biológicos estão ligados à Química Orgânica e, por sua vez, vários fenômenos físicos podem ter a compreensão facilitada com os tópicos da Físico-Química”, explica. Artur analisou as três últimas edições do Enem e concluiu que os temas mais cobrados são:

– Química Geral: cerca de 26% das questões, com destaque para os assuntos: separação de misturas, estruturas atômicas, ligações químicas, reações químicas inorgânicas e estequiometria;
– Físico-Química: cerca de 45% das questões, com destaque para os temas: radioatividade, soluções, equilíbrio químico, termoquímica e eletroquímica;
– Química Orgânica: cerca de 24% das questões, com destaque para os tópicos: funções química orgânicas, isomeria plana e espacial, reações químicas orgânicas.

O restante da prova costuma abordar meio ambiente e suas consequências. “Dentro das três áreas, é possível dar ênfase a temas que apresentam mais frequência. São eles: ligações químicas, estequiometria, soluções, eletroquímica e reações químicas inorgânicas e orgânicas“, comenta.

3. FÍSICA

Segundo a professora de Física do Colégio Mopi, Heloize Charret, o Enem não costuma cobrar equações descontextualizadas. “O investimento dos alunos em memorizar equações deve ser feito em equações relacionadas aos principais temas do Enem, como por exemplo, o tema de energia”, diz. Na avaliação da professora, duas equações são fundamentais para a prova:

– Eletrodinâmica: P = V i
“Essa equação relaciona a potência elétrica consumida, por exemplo, por um equipamento, em função da tensão e da corrente elétrica. Como o consumo e a economia de energia são temas de muito impacto para o Enem, essa é uma equação bastante importante”, Heloize comenta.

Calorimetria: Q = mc∆t
“A equação fundamental da calorimetria permite calcular a quantidade de calor, Q, necessária para produzir uma variação de temperatura, ∆t, em uma determinada massa, m, de uma substância de calor específico, c.”, explica. Segundo a professora, é possível combinar essas equações para trabalhar problemas envolvendo o aquecimento, relacionando-o ao consumo de energia, como com chuveiros elétricos, cafeteiras, entre outros.

 (Reprodução/Getty Images)

4. MATEMÁTICA

O professor de Matemática do Colégio Mopi, Bruno Vianna, afirma que o segredo do Enem é entender conceitos para aplicá-los em situações de problemas. “Por exemplo, Teorema de Pitágoras; as ideias de proporcionalidade ligadas a questões aritméticas, geométricas e, também, algébricas; entender que todas as “fórmulas” de áreas saem da ideia da área de um retângulo (inclusive a do círculo). Itens que  exijam a resolução de alguma equação do 2º grau não necessariamente têm de ser resolvidos pela fórmula da equação quadrática (erroneamente conhecida no Brasil como fórmula de Bhaskara)“, explica.

Em relação aos temas cobrados, o professor indica:
– “Os itens de geometria espacial são importantes e abordam muito o conceito de volume, além de utilizar muitas ideias da geometria plana e de habilidades ligadas a espaço e forma”;
– “Todos os conceitos de probabilidade e estatística são bem exigidos”;
– “A ideia de função afim ou equação da reta ligadas a diversas situações, principalmente as que apontam variação constante, entre outros”.

“O aluno que irá fazer o Enem precisa ler a matriz de referência e entender que cada item cobra apenas uma única habilidade, lembrando que habilidade não é conteúdo”, Bruno destaca.

Boa sorte! O/

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s