Continua após publicidade

O fantástico mundo das bolinhas de Yayoi Kusama

A exposição é um ótimo programa para quem busca inspiração

Por Karolina Pinheiro Atualizado em 17 ago 2016, 12h23 - Publicado em 5 nov 2013, 18h30

Poucas coisas são tão inspiradoras quanto ir a uma exposição de arte.

Poder pensar no que o artista estava sentindo quando elaborou aquilo que está ali, na sua frente. Observar as outras pessoas observando. Deixar a imaginação fluir e, por que não, ter a ideia que faltava para um novo projeto.

Se você está a fim de mudar o roteiro e curtir (sim, curtir!) um dia cheio de inspiração, aí vai uma boa dica!

Está rolando no Rio de Janeiro, no CCBB (Centro Cultural do Banco do Brasil), a exposição panorâmica da artista Yayoi Kusama. Nunca ouviu falar sobre ela? Calma que a gente te ajuda! Essa velhinha (ela tem 84 anos) japonesa é uma das artistas mais surpreendentes do mundo na arte contemporânea.

Olha só que inacreditável: durante 30 anos, a própria Yayoi se internou numa instituição psiquiátrica em Tóquio. Aí, com o tempo, acabou conhecida por colocar em roupas, vídeos, esculturas, telas etc as cores e formatos que enxergava durante suas viagens psicodélicas. Principalmente as bolinhas!

Continua após a publicidade

Yayoi bombou tanto que, em 2012, fez uma parceria com a marca Louis Vuitton e estampou uma linha especial de roupas e acessórios. Phyna!

Com o nome ?Obsessão Infinita?, a mostra traz várias obras realizadas entre 1949 a 2012. Mas o mais legal de tudo é que rola interagir com elas. Há, por exemplo, uma sala cheia de pontos de luzinhas por onde você vai caminhar (e com certeza tirar várias fotos) .

No Rio de Janeiro: de 12 de outubro a 20 de janeiro de 2014. CCBB aberto de quarta a segunda, das 9h às 21h, na Av. Primeiro de Março 66, Centro.

Em São Paulo: a partir de maio de 2014 no Instituto Tomie Ohtake.

Publicidade