Novela ‘Segundo Sol’ causa revolta nas redes por ter poucos atores negros

A nova obra da Globo se passa na Bahia e foi criticada pela falta de representatividade

No começo desta semana, a Rede Globo divulgou o teaser da sua nova novela das 21h, Segundo Sol, que estreia dia 14 de maio. Ambientada na Bahia, a trama vai contar a história de um cantor de axé que está com a carreira em decadência e, depois de ser dado como morto em um acidente de avião no qual não embarcou, volta a fazer sucesso. Influenciado pelo irmão e pela namorada, ele mantém a mentira. Emílio Dantas (alô Rubinho), Deborah Secco, Giovanna Antonelli, Vladimir Brichta e Adriana Esteves (sds Carminha) darão vida aos personagens principais.

Com uma história que parece ótima, um elenco que a gente ama, ambientada em um dos lugares mais bonitos do Brasil… Então, por que essa novela está sendo criticada? Vamos refletir um pouco: dos cinco atores principais – que estrelarão o casal de mocinhos e um trio de vilões – nenhum deles é negro. Porém, como falamos agorinha, a novela se passa na Bahia, com personagens baianos, e lá 79,3% da população é negra, segundo dados da Síntese de Indicadores Sociais produzida pelo IBGE, em 2015.

Depois de ver o teaser da novela, muitos internautas começaram a questionar a falta de representatividade no elenco. Nós sabemos que existem vários atores negros tão talentosos quanto os escalados para os papéis, mas, então, o que os impede de estrelarem a trama?

No Brasil, em 2016, 54,9% da população se declarou negra, de acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD) divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em um país onde mais da metade dos habitantes se identifica como negro, a representatividade é muito importante e deve estar em todos os lugares da sociedade, seja na política, na mídia ou no entretenimento.

O que você achou da discussão?

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s